Afinal, o imóvel que está com documentação irregular acaba perdendo valor e deixando o dono em situação delicada. Como por exemplo, o imóvel pode se tornar problema na hora de partilhar bens por estar irregular, bem como apresentar uma série de outros problemas que dificultam a regularização.
Por este motivo, o ideal é já comprar regularizando todo o processo e nós vamos explicar mais detalhes sobre como fazer isso. Fique de olho!
Como fazer o recibo de compra e venda de imóvel?
Geralmente, a compra e venda de imóveis é feita com contrato, que especifica detalhadamente uma série de fatores e já funciona como uma garantia para ambas as partes.
O processo de fazer recibo de compra e venda de imóveis é bem simples, devendo constar no documento:
- Nome completo dos envolvidos;
- CPF de ambas as partes;
- Número da identidade de ambas as partes;
- Data da transação;
- Estado civil dos envolvidos;
- Especificação de onde a transação ocorreu e em quais condições;
- Detalhes sobre o imóvel negociado;
- Assinatura de ambas as partes.
O recibo é um instrumento importante para que exista a comprovação de que ambos foram notificados e estão cientes da transação monetária.
Geralmente, quando uma das pessoas envolvidas ou ambas são casadas, é preciso que os cônjuges também assinem transações como a compra ou venda de um imóvel.
Caso contrário, a falta de assinatura pode desencadear a anulação da transação dependendo de qual é o regime de casamento entre as partes. Em caso de dúvidas busque sempre a ajuda de alguém especializado.
Modelo alterável de recibo para compra e venda de imóveis
Ficou na dúvida sobre como escrever cada detalhe do recibo?
Confira um modelo de recibo de compra e venda de imóvel para copiar e ajustar de acordo com as suas necessidades, preenchendo com as suas informações.
Qual a importância do recibo de compra e venda de imóvel?
O recibo de compra e venda de um imóvel é somente um documento que é importante, mas não elimina a necessidade de fazer toda a outra série de documentos necessários.
Por isso mesmo, é fundamental compreender que sua importância se dá para garantir que a transação foi feita e que não haverá a cobrança posterior de novo pagamento.
Uma vez que, a transação está executada e ambos estão cientes e assinaram o documento. Entretanto, é importante lembrar que o recibo não substitui a necessidade de emitir um contrato de compra e venda, por .
Isso porque o contrato rege todas as situações envolvendo a transferência do imóvel e é um documento que poderá ser usado para a posterior escrituração e demais processos burocráticos.
É preciso escriturar o imóvel mesmo tendo contrato e recibo?
Sim! Muitos brasileiros possuem o hábito de não realizar a escrituração do imóvel para economizar. No entanto, não pagar as taxas de escrituração do imóvel expõe a compra um risco enorme.
O que acontece é que, escriturar o imóvel garante que legalmente ele é seu e ninguém poderá tomar posse de você.
Somente com o contrato de gaveta, a transferência da propriedade não é feita no cartório. E por isso, em caso de qualquer problema para quem tem o imóvel em seu nome, o comprador estará sob risco.
Suponha que houve a compra de um apartamento e o vendedor João é casado. Após a compra o imóvel continuou no nome de João somente para economizar na escrituração.
Mesmo o apartamento sendo agora de José, por não haver documentação com validade legal que garanta isso, João se divorcia e o apartamento entra na briga judicial como se ainda fosse de João.
Portanto, o ideal é sempre que as transações sejam totalmente legalizadas com ambas as partes emitindo todos os documentos necessários para tal.
Dessa forma, não haverá qualquer problema posterior. Afinal, somente o recibo de compra e venda não é um documento com valor legal que possa evitar esse tipo de problema citado.
Mesmo que não ocorra um divórcio, o falecimento de João também seria problemático na hora da partilha de bens.
➝ Como Identificar e Reajustar o Orçamento de Obra em Andamento? Baixe o material gratuitamente!
Sempre preciso ter recibo de compra e venda de imóveis?
Sim! Mesmo quem vai fazer contrato e posteriormente fazer a escrituração deve seguir todas as etapas.
Primeiro é definido o contrato, para que seja especificado como será a compra e venda. Afinal, geralmente ocorre o pagamento de um sinal e depois a quitação do imóvel quando o pagamento é à vista.
Além disso, quando é financiado é preciso ter um contrato robusto entre as partes. Portanto, é preciso ter um recibo de compra e venda de imóveis em todos os cenários.
Agora que você já sabe como fazer o recibo de compra e venda de imóvel, entende sua importância e entende a necessidade de fazer a sua documentação corretamente, aproveite.
Afinal, todas essas informações são necessárias para a sua segurança de todas as partes envolvidas na negociação. Comprar um imóvel é burocrático, mas a burocracia vale a pena para sua segurança.