Aplicação da tecnologia pode auxiliar no aumento de produtividade na construção civil

Cerca de 60% dos empresários do setor da construção têm planos de investir em novidades tecnológicas e especialista sugere algumas práticas para otimizar o canteiro de obras.

Muito se têm falado em como a tecnologia e a inovação impactam a indústria da construção. Além disso, várias são as tendências e oportunidades de crescimento para o setor.
As novas ferramentas, sistemas e equipamentos possibilitam trabalhar de forma mais eficaz. Ou seja, fazendo com que a parte administrativa e a obra funcionem em sintonia. Assim, com controle da gestão do início ao pós-obra.

Levantamento realizado pelo SindusCon-SP (Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado de São Paulo) em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) constou que cerca de 60% dos empresários do setor da construção têm planos de investimento em tecnologia.

Ou seja, muitos profissionais querem investir em melhorias tecnológicas para atingir a eficiência. Assim, é preciso conhecer algumas práticas essenciais para aumentar a produtividade na construção civil.

Quer conhecer cinco maneiras de como a tecnologia pode transformar a produtividade dos projetos e aprimorar a execução das etapas?

Então confira as dicas de Adriana Bombassaro, diretora de produtos da Teclógica, empresa de TI desenvolvedora do Mobuss Construção.

Além disso, você vai conferir como a tecnologia bem aplicada nesta área pode reduzir tempo e dinheiro.

Boa leitura!

5 maneiras de utilizar a Tecnologia no seu negócio

1. Faça um planejamento compartilhado

Para iniciar uma obra, é preciso planejar cada detalhe a fim de evitar surpresas desagradáveis. Exemplos são problemas com mão de obra, falta de produtos, prazos entre outros.
Todo esse gerenciamento envolve orçamento, análise, perspectivas, programação, controle financeiro, contratação de fornecedores e a gestão da obra. Para esta fase, existem soluções tecnológicas que permitem a criação e o compartilhamento de projetos de forma colaborativa.
As novidades na área de engenharia civil possibilitam que sejam registradas interações e revisões de projeto. Por exemplo com o objetivo de facilitar a tomada de decisões, alterações dos fluxos de trabalho e prazos de entrega.
Adriana comenta ainda que a tecnologia permite a integração dos profissionais envolvidos nesta fase. Assim, a aplicação da tecnologia ajuda a reduzir os erros de projeto e necessidade de retrabalho.

2. Aposte no uso de softwares e tecnologias em todas as fases da obra

A inovação é a base para o crescimento de qualquer negócio. No setor da construção não é diferente.
O uso de softwares na área não se limita apenas à aplicação em projetos. Atualmente existem inúmeras opções para diversas áreas do setor. Por exemplo, o Mobuss Construção. Trata-se de uma solução exclusiva e completa para o setor, elaborada especialmente para oferecer mais eficiência na gestão de todas as etapas do processo construtivo. Conta com módulos que permitem, além da gestão de projetos, apontamentos diários, registros, segurança, qualidade, vistoria, assistência técnica, entre outros.

3. Comunicação mais eficiente

A falta de comunicação pode gerar diversos problemas capazes de atrasar ou até mesmo paralisar uma obra. Existem diversas ferramentas que podem ser usadas para o aprimoramento. É o caso, por exemplo, de aplicativos específicos de monitoramento e comunicação.
Um sistema de mobilidade para o segmento, por exemplo, possibilita um controle mais efetivo reduzindo a zero o uso de papéis nas obras. Com acesso via dispositivo móvel, a solução permite o registro das atividades no próprio canteiro de obras. Ou seja, sem a necessidade de conexão via web.
A utilização de um sistema possibilita também  resultados positivos na organização dos dados, padronização dos processos para um controle eficaz. Isso aumenta a qualidade do produto final, que pode ser entregue com redução de tempo na execução de algumas tarefas.

4. Organize seu tempo

Na construção civil, os processos são previamente estabelecidos. Porém, um dos grandes problemas enfrentados é a falta de organização. Isso faz com que muito tempo seja perdido em atividades que muitas vezes, são desnecessárias.
Por este motivo, é preciso organizar os processos. Ou seja, definindo prazos para a execução de cada etapa, fazendo o acompanhamento de perto de algumas atividades. Além de economizar tempo, o número de erros e desperdício de materiais também será menor.

5. Gestão de informações

Contar com um sistema que faça o apontamento eletrônico é parte fundamental do processo. A gestão facilita o acesso às informações sobre o número de horas trabalhadas, produção de equipamentos e de mão de obra. Assim, é possível ter maior controle, diminuir custos e aumentar a produtividade.
Com a ferramenta certa é possível identificar e quantificar as atividades realizadas, controlar o processo produtivo, analisar o custo da mão de obra, avaliar o desempenho da obra, analisar eficiência no uso dos equipamentos, melhorar o uso dos recursos, entre outras vantagens.

Como a tecnologia da construção economiza tempo e dinheiro

O que as pirâmides do Egito e os arranha-céus têm em comum? Tecnologia. Cada uma a seu tempo e modo, as construções contemporâneas e as heranças egípcias mostram como os seres humanos são espelhos de suas ferramentas. Através delas moldam e constroem o mundo que lhes rodeia.

Esse é o papel mais importante da tecnologia na Construção Civil: permitir que se construa um mundo inteiro, tijolo por tijolo, placa por placa. Mas, na edificação deste cenário, você nunca imaginou que investir em ferramentas feitas a partir de recursos tecnológicos ajudassem a reduzir custos.

Neste post você vai compreender o lugar da tecnologia na Construção Civil. Se ainda não ouviu falar de ERP (Enterprise Resource Planning), Porotherm

Bricks, Precast technology e outras palavras que são o segredo da redução de custos, continue a leitura.

Porotherm Bricks: o motivo da inveja egípcia

porotherm bricks

Construção Civil e cultura geral andam juntas. Basta olhar para as pirâmides e para os Porotherm Bricks — que dispensam tijolos e argamassa.

As construções egípcias mais famosas, como Queóps, são verdadeiros monumentos que existem e resistem há milhares de anos. Muito já se especulou sobre como elas foram construídas. A revista Mundo Estranho desvenda esse aspecto da História:

A construção das pirâmides botou milhares de egípcios para suar, exigiu conhecimentos avançados de matemática e muitas pedras.

(…)

Além do pessoal que pegava pesado, havia arquitetos, médicos, padeiros e cervejeiros. Tudo indica que esses caras eram livres (e não escravos), pagos com cerveja e alimentos. Mas há controvérsias. Alguns apostam em 100 mil trabalhadores, além de teses que atribuem a obra a ETs!

Se a sua construtora não precisa carregar pedras que pesam toneladas, essa é a maior inveja que os egípcios poderiam sentir. Imagine se eles tivessem a possibilidade de estar diante dos Porotherm Bricks? É só posicioná-los e fazer o emboço.Desde períodos Antes de Cristo (AC), a Construção Civil sempre envolveu custos. Hoje, reduzir despesas se tornou uma questão de sobrevivência para as construtoras. Você já pensou em contratar 100 mil trabalhadores? Não é bom nem começar a pensar na logística disso.

Se os povos do Egito tivessem à disposição os Porotherm Bricks, contariam com redução de custos em até 20% do valor global, desde à mão de obra ao investimento em insumos. Agora que você já desvendou as pirâmides, saiba mais sobre como a tecnologia na Construção Civil pode lhe ajudar.

Precast technology: o mundo dos pré-moldados

Quem não quer terminar uma obra mais rapidamente e com redução de custos? Mais uma vez é a tecnologia na Construção Civil, embasada em cálculos e lógicas inovadoras, que permite chegar a tal resultado. Por isso casas e até prédios pré-fabricados ou pré-moldados são cada vez mais comuns.

De acordo com o G1, essas construções chegam a reduzir em 25% o tempo da construção. Isso porque adotam o método de execução simultânea: ao mesmo tempo em que são erguidas as paredes é possível executar a colocação da laje pré-moldada.

Quando a estrutura já chega pronta, o seu canteiro de obras pode apenas executar o projeto, pois o essencial foi todo elaborado antes das equipes pisarem no terreno. Esse é mais um alcance e conquista da tecnologia na Construção Civil.

Monolithic construction e a resiliência

A grande característica da construções monolíticas são a resiliência dos materiais, que resistem a terremotos. Não é à toa que o portal Techné traz como exemplo dessa técnica um projeto construído em uma região na Itália sujeita a abalos sísmicos.

O portal detalha a metodologia de mais um exemplo da presença da tecnologia na Construção Civil:

São usados “painéis monolíticos de EPS (poliestireno expandido), reforçados com telas eletrossoldadas e revestidas nas duas faces com argamassa industrializada, lançada manualmente ou com projetor”.

A tecnologia na Construção Civil permite que você crie as ferramentas e aprimore o conhecimento sobre os materiais que tornam o trabalho mais eficiente. Isso significa redução de custos, porque a construção monolítica se fundamenta nos conceitos de custo efetivo e qualidade.

Esse também é um tipo de estrutura pré-moldada, feita de uma vez só no canteiro de obras. A diferença está principalmente no material com o qual as paredes são erguidas.

GFRG é mais um exemplo da tecnologia na Construção Civil

E por falar em material, o Glass Fiber Reinforced Gypsum (GFRG) é outra variação de pré-moldados. Essa tecnologia tem como diferencial o material das paredes. Neste caso é feito de gesso e fibra de vidro. O tempo de produção deste tipo de técnica cai pela metade, em relação à alvenaria tradicional.

A economia? Você pode poupar entre 20% e 30% do custo total da obra. Essa é uma tecnologia usada pelos australianos desde a década de 1990. As paredes de gesso e vidro são erguidas e montadas por guindastes. Alguns benefícios dessa tecnologia na construção civil são:

  1. Não são necessárias colunas;
  2. É uma construção que preserva o meio ambiente;
  3. É 4°C mais fresco que a alvenaria;
  4. O material resiste até os 1000° C;
  5. A defesa contra terremotos é garantida.

A tecnologia tem o papel de antecipar a execução da obra, transformando boa parte da “mão na massa” em planejamento. Isso significa menor perda de tempo e recursos. Mas como gerenciar os insumos da construtora de modo que tecnologia na Construção Civil contribua para a redução de custos também na gestão?

Como o ERP garante redução de custos?

O ERP, diferentemente das outras técnicas e materiais tecnológicos, é um software. Esse sistema permite gerenciar globalmente a construtora. Existem no mercado ERPs voltados a todos os tipos de empresa, que não se especializam no core business da Construção Civil.

CONTEÚDO ESCOLHIDO A DEDO PARA VOCÊ:

» O que é ERP – Tudo sobre sistemas de gestão/

Talvez a sua construtora já tenha um ERP ou esteja em busca dessa solução. Adotar um software da Construção Civil faz a diferença para que você tenha uma visão detalhada dos vários setores da construtora. Sem precisar sofrer e perder tempo em incontáveis planilhas que não conversam uma com a outra.

Com um ERP da Construção Civil, a sua construtora consegue fazer compras mais inteligentes de insumos, administrando melhor o estoque. Renovar estratégias nos detalhes e permitir a ampla visão do negócio são ações que contribuem para o posicionamento da construtora o mercado.

Além de gerar relatórios que permitem apontar as melhores compras, a tecnologia na Construção Civil, quando alcança o nível do software de gestão, traz benefícios no controle de desperdícios e procedimentos. Cada módulo de um sistema de gestão específico é pensado para atender as construtoras.

Reduzir custos e tempo, com agilidade e qualidade, são benefícios do ERP para a gestão. Mas alguns passos devem ser tomados antes de investir em um software:

  • Fazer um teste de compatibilidade;
  • Validar se é o que a construtora realmente precisa no momento;
  • Verificar se o software é flexível e se adapta aos processos da construtora.

Conclusão

É fato que todos os profissionais inseridos na construção civil devem quebrar seus próprios paradigmas e atentar-se para os ganhos que a tecnologia pode trazer aos seus trabalhos.
Adentrar essa nova realidade exige investimentos, como em capacitação, além de atenção especial  contínua aos retornos obtidos. No entanto, aqueles que já se beneficiaram com as vantagens da aplicação da tecnologia na construção civil se dão por satisfeitos de modo indiscutível e consideram-se aptos para alcançar resultados ainda maiores!
A Mobuss Construção disponibiliza um e-book gratuito sobre “Produtividade e redução de custos: como a tecnologia pode apoiar o setor da construção“. Confira!

Sobre o Mobuss Construção

A solução de mobilidade para a indústria da construção foi desenvolvida para dar mais eficiência no controle das obras, aumentando a rentabilidade das empresas no segmento.
O Mobuss Construção também auxilia no gerenciamento dos projetos, no controle de equipamentos, mão de obra, gestão da segurança, inspeções da qualidade, serviços de assistência técnica, processos de vistoria e entrega e controla os documentos e registros que circulam dentro e fora da obra.