Não há dúvidas de que a construção de madeira é das mais tradicionais entre todos os métodos e tecnologias construtivas existentes.
Entretanto, por ser tão tradicional, a construção de madeira também sofre algum preconceito por boa parte do mercado consumidor. Até mesmo alguns profissionais do setor não veem com bons olhos o uso de madeira para construção.
A madeira é vista, muitas vezes, como um material ultrapassado. Assim, a opção de fazer construção de madeira é frequentemente rejeitada em troca de outros materiais, como o concreto e o aço.
No entanto, a madeira é um material que oferece muitas possibilidades para o setor da construção. Avanços tecnológicos e novos tratamentos permitem fazer construção de madeira com cada vez mais segurança e eficiência.
Alguns especialistas têm apostado forte no crescimento da construção de madeira no Brasil para os próximos anos.
Neste texto, vamos falar sobre as possibilidades que a madeira oferece para a construção civil e a arquitetura. Também abordaremos alguns cases de sucesso de construção de madeira.
Vamos começar vendo onde a madeira pode ser aplicada na construção.
Como usar madeira na construção
- Estruturas: para edificações com diversas tipologias, pilares e vigas podem ser feitos de madeira. A construção de madeira exige cuidados e conhecimentos técnicos muito específicos.
Talvez nesse momento você esteja se perguntando quais são as…
Vantagens da construção de madeira
Se planejada, projetada e executada adequadamente, a construção de madeira apresenta diversas vantagens competitivas. Entre elas, muitas inerentes à industrialização do processo construtivo.
Processos industrializados trazem ganhos de produtividade e relacionados à menor geração de resíduos às construções. E a aposta na industrialização de elementos construtivos – especialmente estruturas – é uma das estratégias da indústria da madeira. Novos produtos e tecnologias disponíveis tornam a construção de madeira mais ágil e organizada.
O aspecto econômico também conta pontos para a construção de madeira. Por ser industrializada, a madeira proporciona redução na quantidade de resíduos e aumenta a produtividade no canteiro de obras.
Mais leve que outros materiais, a madeira conta, em geral, com fretes mais baratos. A leveza também contribui para a necessidade de fundações menos robustas.
Outro ponto positivo da construção de madeira é a versatilidade arquitetônica. Esteticamente, a madeira apresenta muitas possibilidades aos profissionais de arquitetura. Nesse sentido, proporcionam sofisticação e modernidade como fechamentos, por exemplo.
A madeira pode ser usada in natura em pisos e forros. Naturalmente isolante, a madeira contribui também para o conforto térmico e acústico da edificação.
Outro exemplo de construção de madeira é a Vila Taguaí, também em São Paulo. São oito casas totalmente em madeira oriunda de regiões de manejo sustentável na Amazônia.
A Casa Tijucopava, por sua vez, na cidade do Guarujá, alia construção de madeira e concreto. A madeira proporcionou leveza à estrutura, que se apoia num terreno muito íngreme em meio à Mata Atlântica. Além disso, a leveza proporcionou grandes vãos à residência.
Há, ainda, muitas outras referências de construção de madeira no Brasil e no Exterior que podem servir de inspiração para construtores e arquitetos.
Dicas para construção de madeira
Seguir algumas dicas pode otimizar o uso de madeira em construções de todos os tipos. Confira:
- Reduzir a incidência do sol com sombreamento;
- Promover isolamento de fontes de umidade;
- Realizar impermeabilização e impedir absorção de água por capilaridade;
- Optar por madeiras com teor de umidade compatível ao meio de aplicação;
- Adquirir madeira com durabilidade natural compatível à classe de risco requerida ou com tratamento químico adequado;
- Desenvolver soluções específicas para locais em que haja condensação de água;
- Dimensionar adequadamente as peças de madeira para evitar o aparecimento de fissuras;
- Proteger os topos das peças de madeira;
- Preferir peças com dimensões transversais menores;
- Tratar elementos metálicos em contato com a madeira contra corrosão.
Conclusão
São praticamente infinitas as possibilidades de uso da madeira na Construção Civil. Para qualquer que seja a construção de madeira, no entanto, é preciso atentar para alguns detalhes.
Dentre eles, a escolha da madeira adequada para cada caso. É importante, ainda, exigir a certificação de origem do material adquirido.
Caso este conteúdo tenha sido interessante para você, não deixe de comentar, curtir e compartilhar em suas redes sociais.