Fases do canteiro de obras: quais são e como planejar cada uma

Gabriela Torres

Escrito por Gabriela Torres

22 de abril 2024| 9 min. de leitura

Compartilhe
Fases do canteiro de obras: quais são e como planejar cada uma

Um canteiro de obras planejado e organizado é essencial para uma boa execução do projeto. Planejar todas as fases do canteiro de obras não é uma tarefa nada simples, é necessário avaliar questões de segurança, condições climáticas, logísticas e outras coisas.

Embora não exista uma forma padrão para implementar um canteiro de obras, existem algumas instalações temporárias que são necessárias para a realização do projeto, como: banheiros, alojamentos, escritório e depósito.

Veja a seguir, quais são as fases necessárias para a implantação de um canteiro de obras.

Política de Segurança

Segurança em primeiro lugar! Primeiramente, deve-se garantir a integridade física dos colaboradores. Isso deve ser realizado levando em conta quatro aspectos:

Fases de planejamento

Nessa etapa, deve-se realizar uma comunicação prévia de informações como endereço, tipo da obra e prazos à Delegacia Regional do Trabalho. Além disso, são obrigatórios a elaboração e o cumprimento do:

Em seguida, realiza-se um estudo preliminar do canteiro, onde serão avaliadas questões como ligações de água, luz, telefone e esgoto; localização e dimensionamento dos locais onde serão armazenados os materiais; localização e dimensionamento de instalações, como banheiros e vestiários; e localização e dimensionamento dos equipamentos que serão utilizados.

Fase de implantação

Na fase de implantação de um canteiro de obras, deve-se evitar ao máximo realizar movimentações das instalações durante a execução do projeto.

Um canteiro de obras deve ter:

  • Sanitários;
  • Vestiário;
  • Alojamento;
  • Refeitório;
  • Cozinha;
  • Lavanderia;
  • Área de lazer;
  • Ambulatório;
  • Escritório;
  • Depósitos;
  • Almoxarifado.

Fase de funcionamento

Entre as fases do canteiro de obras, temos a etapa de funcionamento. Nela, deve-se realizar o dimensionamento e registro do SESMT, definir a composição e dimensionamento da CIPA, elaborar um mapa de riscos e criar as ordens de serviços sobre segurança e medicina do trabalho.

Além disso, deve-se garantir que tanto a movimentação e transporte de materiais e pessoas, quanto a utilização de máquinas, equipamentos e ferramentas diversas sejam realizadas somente por pessoas qualificadas e identificadas.

É nessa fase também que se garante os termos de proteção contra incêndio, sinalizações de segurança, higienização do canteiro, uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, além das medidas necessárias que devem ser adotadas em casos de acidentes fatais.

Por fim, mas não menos importante, treinamentos sobre conscientização de segurança devem ser realizados periodicamente com os trabalhadores do canteiro.

5 dicas para aumentar a organização nas fases do canteiro de obras

1. Planejamento

Antes de qualquer coisa, é necessário realizar um planejamento do canteiro de obras em relação ao empreendimento que será construído, com o objetivo de diminuir ao máximo as movimentações. É realizado um estudo do terreno e, a partir disso, pensando na menor necessidade de deslocamento possível, define-se a localização de instalações como banheiros e vestiários, refeitório, escritório, depósitos etc.

2. Organização e gerenciamento de atividades

Um gerenciamento adequado de todas as atividades é primordial para a manutenção do canteiro de obra organizado e limpo. O gestor do projeto deve definir estratégias específicas para garantir que o cronograma seja cumprido e que as atividades sejam realizadas, além, é claro, de assegurar a saúde e segurança de todos os trabalhadores da obra.

3. Condições adequadas de trabalho

Um canteiro de obras adequado obviamente precisa dar condições de trabalho adequadas aos seus trabalhadores. O PCMAT é o responsável por determinar as diretrizes e condições de segurança para atividades ligadas à área de construção civil.

4. Armazenamento de materiais de construção

Como já mencionado anteriormente, deve-se realizar um estudo do terreno para definir a localização de instalações como os depósitos, onde ficarão alocados os materiais. Um canteiro de obras organizado depende muito do armazenamento correto dos materiais de construção que serão utilizados na obra em local adequado. A estocagem feita de maneira incorreta pode desencadear diversos problemas, como: perdas de materiais, prejuízos financeiros ou até mesmo acidentes de trabalho.

Além disso, deve-se atentar também ao descarte correto de entulhos durante as etapas do projeto. Essa atividade deve oferecer o menor impacto possível o decorrer da obra.

5. Normas e regulamentação

Outro ponto de atenção é em relação às normas que regulamentam os canteiros de obras. A NR-18 – Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização.

O objetivo é implementar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da construção.

Enquanto a norma NBR-12284 – Áreas de vivência em canteiros de obras ajuda a garantir a melhor segurança e desempenho do canteiro de obra.

Como aumentar a qualidade em todas as fases do canteiro de obras?

Existem algumas preocupações que você deve levar em conta para garantir a qualidade do canteiro de obra:

Diminuir ao máximo movimentações de materiais, componentes e de equipe de trabalhadores: o excesso de movimentação no canteiro, seja qual for, diminui a produtividade, aumenta o risco de incidentes e até mesmo acidentes de trabalho na obra e pode gerar desperdícios de materiais devido a movimentações feitas de forma inadequada.

Assegurar a segurança e a eficiência dos colaboradores e das máquinas: equipamentos de médio e grande porte são cada vez mais comuns nos canteiros de obra. No planejamento das fases do canteiro de obras, deve-se garantir que a convivência entre os trabalhadores e os equipamentos seja altamente segura, sem perder a eficiência.

Manter o canteiro organizado e padronizado: garantir que os colaboradores consigam trabalhar de maneira organizada e homogênea é essencial para uma boa produtividade no canteiro.

Otimizar ao máximo a utilização do espaço físico disponível: em canteiros pequenos, existe uma dificuldade de encontrar espaços adequados de armazenamento, enquanto canteiros muito grandes, quando são dimensionados incorretamente, afetam negativamente a produtividade. Então, independente do tamanho do terreno, deve-se realizar um planejamento para conseguir a melhor utilização do espaço disponível.

Motivar a equipe de obra: é primordial que sejam dadas as condições adequadas aos trabalhadores da obra. Não espere o máximo de entrega de um colaborador, se você não garante as melhores condições de trabalho para ele.

Veja também: