O desafio de integrar o processo de compra de materiais de construção com os setores Financeiro e Engenharia

Brenda Bressan Thomé

Escrito por Brenda Bressan Thomé

21 de fevereiro 2017| 7 min. de leitura

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O desafio de integrar o processo de compra de materiais de construção com os setores Financeiro e Engenharia

Os materiais de construção são um ponto nervoso da sua obra: se falta material, o trabalho corre sérios riscos de parar ou ficar atrasado. É muito importante manter a organização do canteiro de obra e do processo de compra de materiais de construção para evitar os desperdícios e não ficar parado.

Os materiais de construção geralmente representam entre 50% e 60% do custo de uma obra. Portanto, saber como tratar da compra, armazenamento e evitar o desperdício é essencial para garantir o lucro final do empreendimento e a saúde financeira da sua empresa da construção. Porém, uma série de problemas podem acontecer entre o planejamento e a execução de uma obra e levar ao descontrole do que se passa no canteiro de obras. Vamos ver quais são os mais comuns?

 

4 problemas comuns no processo de compra de materiais de construção

  1. Um problema sério que várias construtoras, incorporadoras e empreiteiras enfrentam é a falta de agilidade no processo de compra de materiais. Imagine a situação: surge uma demanda de compra de material no canteiro de obras, ela deve ser repassada para o comprador ou para um supervisor. Esse supervisor vai avaliar a urgência e a necessidade, então pode cotar e aprovar o pedido. A compra deve passar para o setor Financeiro para ser faturada, e é só então que o fornecedor poderá encaminhar o material. Quanto tempo esse processo demora?
  2. Outro caso que acontece muito é o seguinte: o engenheiro inseriu no orçamento uma quantidade e especificação de material e o setor de compras acaba comprando o material errado, que não atende a alguma especificação técnica. Como evitar esses erros?
  3. O desperdício e o mau uso dos materiais de construção pode pesar no orçamento, não é? Uma equipe de obra bem qualificada sabe identificar onde os materiais podem ser reaproveitados e também obtém o máximo daquilo que lhe é dado. Imagine, por exemplo, que um pedreiro acabe cortando vários azulejos para fazer acabamento no canto de um banheiro quando poderia ter usado apenas uma peça para este fim. Com certeza você já ouviu tem alguma história de desperdício que aconteceu na obra por mau uso do material.
  4. A estocagem ou armazenagem dos materiais de construção e outros suprimentos é essencial para evitar danos e perdas. Quando se armazena material em local inapropriado, ou da forma errada, podem haver danos irreparáveis, que se traduzem em prejuízo direto para a sua empresa. Por exemplo, se alguém guardar vergalhões da forma errada, eles podem entortar, enferrujar e perder a qualidade. O mau condicionamento dos materiais também pode causar acidentes na sua obra! Outra possibilidade é a transferência de material em estoque de uma obra para a outra, o que acaba mexendo com o orçamento de ambas e bagunçando o planejamento. Por isso a gestão de estoque é muito importante para empresas da construção!

 

Se identificou com estes problemas?

Temos uma solução integrada que apoia a execução das obras.

 

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Um software de gestão ajuda a manter seus Suprimentos em ordem

Há várias formas de garantir que o material de construção não vai causar prejuízo. Existem controles simples como planilhas de controle de estoque e orçamento de obra. Porém, elas não resolvem o problema maior que é comunicar e integrar essas informações.

Um sistema como o Sienge te ajuda a resolver todos os problemas mais comuns com o processo de compra de materiais de construção! Você pode registrar pedidos de compra de materiais de construção e autorizá-los onde quer que esteja: basta estar conectado à internet. Com o módulo Suprimentos você gerencia de forma simples os fluxos de compras, estocagem, distribuição de materiais e a contratação ou prestação de serviços. Para agilizar os processos, o módulo trabalha de forma integrada com o Financeiro confrontando sempre com os valores e quantidades orçados.

O Portal do Fornecedor funciona como complemento para o sistema de Compras e torna o processo de cotação de materiais mais ágil. O Portal permite o envio automático de convite para os fornecedores participarem de cotações de preços cadastradas no sistema. O fornecedor preenche a cotação no Portal e as respostas são enviadas diretamente para o banco de dados do sistema para gerar o mapa de comparação, eliminando a digitação manual das respostas dos fornecedores.

O sistema também facilita o controle de estoque, que acontece automaticamente a partir das notas fiscais cadastradas no sistema de Compras. No sistema de Estoque você também registra os consumos e transferências efetuadas, por exemplo, de uma obra para outra. Cada transferência gera automaticamente um incremento de custo na obra que recebeu o material e uma redução de custo na obra que forneceu.

Assim, o Sienge controla automaticamente e fornece informações sobre quantidades orçadas x compras x consumidas de cada insumo representativo. É a gestão total, necessária para verificar possíveis tendências de estouro, desperdício ou sumiço de materiais.

 

Flexibilidade: evite as compras emergenciais e faça a cotação os materiais por etapa da obra

O sistema ainda permite que você alinhe a cotação de materiais e o planejamento por etapa da obra. Dentro do Sienge você faz o seu Orçamento e Planejamento de obra, que já ficam integrados com as Compras. Por exemplo: na etapa em que é trabalhada a instalação elétrica, é possível cotar todos os materiais elétricos, especificá-los e depois, quando a obra estiver em andamento, acompanhar essas compras, o uso dos materiais, adicionar compras emergenciais caso seja necessário e ainda ter uma projeção do acréscimo no custo final. Assim você não chega no final da obra precisando economizar e os desembolsos ficam diluídos por etapas.

 

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