De maneira geral, podemos dizer que a Curva ABC é uma ferramenta gerencial. Ela classifica as informações ao separar os itens de maior importância ou impacto. Dessa maneira, a Curva ABC auxilia na administração de custos.

Conhecida também como 80-20, a Curva ABC é baseada em um teorema do economista Vilfredo Pareto. Esse pesquisador, em um estudo do século XIX sobre renda e riqueza, observou que 20% da população detinha 80% da riqueza.

Na classificação estatística de materiais, a Curva ABC considera sua importância baseada nas quantidades utilizadas e no seu valor. Esse método também pode ser aplicado para a classificação de clientes. Nesse caso, a Curva ABC relaciona seus volumes de compras ou lucratividade proporcionada.

Para as construtoras, por exemplo, a Curva ABC pode ser uma aliada na administração de estoques. Afinal, por meio dela é possível acompanhar a necessidade de aquisição de materiais ou matérias primas. O resultado final desse processo é a redução de custos.

Com isso, em sua avaliação de resultados, é possível perceber o giro de itens no estoque, a lucratividade e o faturamento da empresa. Se você deseja saber mais sobre esse assunto, continue sua leitura. 

Mas antes de nos aprofundarmos mais na Curva ABC, é preciso falar um pouco mais sobre a importância de um bom gerenciamento de custos.

Entenda a importância do gerenciamento de custos

O planejamento e gerenciamento de custos de obras em construtoras é uma prática muito comum. Entretanto, muitas vezes é mal feita, especialmente em ciclos de produção longos como o da Construção Civil. Seguir fielmente o orçamento elaborado no estudo de viabilidade é um desafio constante.

São muitos os problemas que podem acabar causando gastos indesejáveis, como: 

  • Baixa produtividade da mão de obra;
  • Falta de planejamento sobre fatores externos, como chuvas;
  • Falta de organização no estoque de materiais;
  • Atrasos de entregas parciais da obra;
  • Falta de integração entre as informações;
  • Falha nas contratações de serviços.

Além desses fatores, as construtoras também têm muita dificuldade de controlar seus custos durante a execução da obra. Um dos principais motivos, nesses casos, é o elevado nível de desperdício de materiais e insumos.

Esse desperdício é, muitas vezes, imperceptível. Por isso, é preciso um levantamento que aponte as diferenças entre itens orçados e itens efetivamente utilizados no processo produtivo. E um modelo de organização que pode auxiliar no planejamento e gerenciamento da obra é justamente a Curva ABC.

O que é a Curva ABC?

A Curva ABC (do inglês “Always Better Control“, ou na tradução livre “Sempre o Melhor Controle”) é um dos métodos mais eficientes para gerenciar insumos em uma obra. Sua principal função é indicar quando comprar cada item, quanto investir nele e como organizar o estoque no canteiro de obras e o almoxarifado de forma estratégica.

O método funciona classificando os itens do estoque em três grupos, com base no impacto que cada um tem no orçamento de obra e no inventário. Essa divisão segue a seguinte lógica:

  • Classe A: 20% dos itens representam cerca de 80% dos custos totais da obra. São os insumos de maior valor e impacto financeiro.
  • Classe B: 30% dos itens correspondem a aproximadamente 15% do orçamento. Possuem relevância intermediária.
  • Classe C: 50% dos itens representam apenas 5% dos custos. Embora numerosos, esses insumos têm um impacto financeiro menor.

Essa categorização permite à construtora identificar os itens mais estratégicos e concentrar esforços no controle e negociação daqueles que mais afetam o orçamento. Em alguns casos, os itens da Classe C podem ser adquiridos com base em uma lógica de estoque mínimo, reduzindo custos e evitando acúmulos desnecessários, por exemplo.

A análise ABC pode ser aplicada tanto em produtos acabados (quando se considera a demanda) quanto em insumos e matérias-primas (quando se considera o valor de consumo). O critério de classificação dos itens é baseado na multiplicação do preço ou custo unitário pela demanda ou consumo total do período analisado.

Além do valor de consumo, outros fatores podem ser levados em conta na categorização, como dificuldade de controle, impacto no fluxo de caixa e criticidade para a obra. Como resultado, a distribuição da Curva ABC pode variar de empresa para empresa, exigindo ajustes conforme as necessidades do projeto.

A importância da Curva ABC na Construção

É muito comum entre as construtoras enfrentar desafios na gestão de custos, controle de gastos e otimização de recursos. São esses problemas que podem levar a desperdícios, atrasos e estouros de orçamento, impactando a rentabilidade dos projetos.

Um dos grandes fatores responsáveis por esses problemas é a falta de controle no estoque e de um cronograma de compras de materiais. Quando os insumos não são gerenciados de forma eficiente, a obra pode sofrer paralisações por falta de materiais essenciais, o que causa atrasos e gastos imprevistos. 

Além disso, a necessidade de compras emergenciais muitas vezes resulta em custos mais altos, prejudicando ainda mais o orçamento da obra.

Por outro lado, por meio da Curva ABC, é possível classificar os insumos de acordo com sua importância e impacto financeiro, permitindo uma gestão mais estratégica do estoque, do orçamento e das compras. Assim, é possível fazer um planejamento antecipado, que ajude a evitar atrasos e proporcione um fluxo de trabalho melhor.

Como criar um bom planejamento usando a Curva ABC

Para criar um planejamento com excelência, você precisa:

  • Identificar os insumos mais utilizados: ordenar os materiais por sua importância. Ou seja, do maior para o menor custo. Isso permite visualizar os que ocupam mais espaço no seu orçamento;
  • Priorizar a redução de custos: nos casos de negociação de materiais ou serviços, deve-se priorizar os da Classe A. Desta maneira é possível ter uma economia mais significativa mexendo em menos itens;
  • Avaliar impactos: a Curva ABC ajuda a mensurar impactos na variação de preços de materiais. Por exemplo, em casos de inflação mais alta. Nesse caso, não deixe de identificar o quanto a variação de preços vai afetar o seu orçamento;
  • Controle seu orçamento: normalmente o gerente de obra é responsável pela gestão de custos. Por isso, é extremamente importante que ele saiba delegar pessoas para negociações e avaliações dos melhores preços. 

Dando início a esses passos é possível começar o planejamento de obras de maneira segura e com o auxílio da Curva ABC.

Saiba como calcular a sua Curva ABC

Agora que você já conhece os principais benefícios da Curva ABC, vamos para a parte prática. Os primeiros passos para a implementação dessa técnica na sua construtora consistem em reunir as informações que serão utilizadas. 

Isso envolve: 

  • Identificar os insumos mais utilizados: ordenar os materiais por sua importância. Ou seja, do maior para o menor custo. Isso permite visualizar os que ocupam mais espaço no seu orçamento;
  • Priorizar a redução de custos: nos casos de negociação de materiais ou serviços, deve-se priorizar os da Classe A. Desta maneira é possível ter uma economia mais significativa mexendo em menos itens;
  • Avaliar impactos: a Curva ABC ajuda a mensurar impactos na variação de preços de materiais. Por exemplo, em casos de inflação mais alta. Nesse caso, não deixe de identificar o quanto a variação de preços vai afetar o seu orçamento;
  • Controle seu orçamento: normalmente o gerente de obra é responsável pela gestão de custos. Por isso, é extremamente importante que ele saiba delegar pessoas para negociações e avaliações dos melhores preços. 

Com essas informações em mãos, é hora de organizá-las em uma planilha.

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Organizando as informações em uma planilha

A Curva ABC pode ser feita em uma planilha do Excel ou por meio de um software de gestão. Independente da sua escolha, deve contemplar os itens abaixo:

  • Descrição: refere-se ao insumo ou material utilizado na obra. Este item precisa ser bem detalhado para que o resultado seja positivo;
  • Unidade: indica a medida utilizada;
  • Quantidade: quantos materiais serão utilizados. Este item deve ser expressado por meio de numerais;
  • Preço (unitário e total): os valores dos materiais ou insumos devem ser inseridos em ordem decrescente, do mais caro para o mais barato;
  • Participação (%): estabelecer o grau de importância do material ou insumo em ordem decrescente. Com este item é possível identificar a porcentagem do custo no orçamento geral da obra;
  • Participação acumulada: refere-se a soma das porcentagens de participação até a linha indicada.

Assim, sua planilha deverá ficar conforme este exemplo:

tabela curva abc

Conforme as cores destacadas:

  • A Classe A representa a cor vermelha. Isso significa que são os itens mais caros da obra. No total, representam 50% dos custos;
  • A Classe B representa a cor amarela. Isso significa que são os itens com custos intermediários da obra, caracterizando 30% dos custos;
  • A Classe C representa a cor verde. Isso significa que são os itens mais baratos da obra, representando 20% dos custos.

Quer saber a melhor parte?

Você já sabe como calcular a sua Curva ABC no Excel. Mas existe também a possibilidade de utilizar uma planilha automatizada ou um software de gestão para este cálculo, facilitando ainda mais este processo. No entanto, com tantas opções disponíveis hoje no mercado, é fundamental saber escolher qual a mais recomendada para você. 

Confira 6 benefícios da Curva ABC

Quando a Curva ABC é aplicada na gestão de uma empresa, ela permite ao gestor se dedicar de forma mais direcionada às suas atividades. Com isso, a Curva ABC cria a possibilidade de gerar mais lucratividade, melhorar o relacionamento com clientes e utilizar de maneira mais consciente o dinheiro da empresa.

Mas não para por aí. Entre as inúmeras vantagens que a Curva ABC oferece para sua construtura, podemos citar:

1) Redução de desperdícios

Com o estoque e o planejamento de obras organizados, é possível verificar a quantidade de materiais ou insumos necessários em cada serviço. Isso evita compras desnecessárias e minimiza perdas por deterioração, avarias ou extravios.

Além disso, a análise da Curva ABC permite que a empresa priorize o uso dos materiais mais impactantes no orçamento, garantindo que sua utilização seja otimizada e reduzindo desperdícios durante a execução da obra. Dessa forma, a construtora melhora sua eficiência operacional e evita custos adicionais com reposição emergencial de materiais.

2) Investimentos mais estratégicos

Com todas as informações sobre os gastos de materiais, serviços e insumos organizados, o gestor tem a possibilidade de utilizar o capital de giro de maneira mais eficiente.

A Curva ABC permite identificar quais itens são mais críticos para o orçamento e quais representam menor impacto financeiro. Com essa visão, a construtora pode direcionar seus investimentos para itens de maior relevância e planejar a aquisição de materiais e serviços com base na demanda real da obra.

Além disso, com um controle mais preciso dos investimentos, torna-se possível negociar melhores condições com fornecedores e planejar o fluxo de caixa de forma mais equilibrada ao longo da obra.

3) Aumento da lucratividade

Com a redução de desperdícios e a organização do planejamento, é possível afirmar que a Curva ABC pode trazer maior lucratividade para sua construtora.

Isso ocorre porque, ao ter um controle detalhado dos custos e das prioridades da obra, a empresa evita gastos desnecessários, melhora a eficiência operacional e consegue manter um orçamento com maior precisão.

Além disso, a maior previsibilidade financeira possibilita melhores estratégias de precificação e de negociação com fornecedores, reduzindo custos e aumentando a margem de lucro dos projetos.

4) Controlar o orçamento de forma realista

Além de tudo isso, a Curva ABC também oferece um controle de orçamento realista e preciso. Muitos gestores enfrentam problemas de orçamento na etapa de acabamento das obras, por falta de uma visão ampla de como o dinheiro é gasto.

Isso acontece muito: a obra vai se aproximando do fim, boa parte dos itens já foi comprada e até usada na obra, e o orçamento ainda parece estar abaixo do previsto. Isso é uma notícia boa, certo? Depende. 

Na maioria dos casos, os itens da fase de acabamentos são os mais caros, apesar de representarem uma porcentagem muito pequena do inventário total.

Em um caso desses, se o gestor da obra não levar em conta o impacto dos itens no orçamento, e apenas a porcentagem já concluída da obra, ele pode ter problemas. Uma decisão errada nesse sentido já seria suficiente para estourar o orçamento todo.

Agora, pense que é preciso fazer esse controle durante toda a obra, não só no fim, e fica claro como a Curva ABC ajuda a ter uma visão realista e precisa do orçamento.

5) Negociar com mais impacto

Outra vantagem imediata de usar a Curva ABC é o poder de negociar com mais impacto nas suas compras de insumos para as obras. Por quê?

Ao saber quais itens fazem maior diferença no orçamento, é possível se concentrar neles em vez de tentar negociar descontos em itens que não vão trazer economia tão grande.

Além disso, vale lembrar: também entra como fator na negociação os prazos de entrega e as condições de pagamento. Assim, de acordo com a sua necessidade por cada tipo de item ao longo da obra, é possível negociar para conseguir as melhores condições de pagamento, o que dá maior equilíbrio ao fluxo de caixa.

6) Organizar o estoque de ponta a ponta

Por último, mas não menos importante, um controle mais preciso do estoque é outro benefício da Curva ABC desde a versão inicial do orçamento. Isso significa que você pode planejar com precisão quanto de cada item vai receber no canteiro em cada fase da obra, sem sobrecarregar o estoque nem deixar faltar nada para completar cada tarefa.

Esse nível de organização torna todo o fluxo de trabalho mais eficiente, facilita a gestão financeira e estratégica da obra e facilita a vida dos profissionais no canteiro.

Planilha ou software de gestão? 

Muitas construtoras ainda utilizam planilhas para organizar obras e orçamentos, incluindo a aplicação da Curva ABC. No entanto, essa ferramenta tem limitações em segurança, agilidade e integração de dados.

Já os softwares de gestão, conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning), oferecem uma solução mais eficiente e segura ao centralizar todas as informações da obra em um único sistema. Isso elimina o problema de planilhas isoladas, tornando o planejamento mais rápido e preciso.

Com um ERP, sua construtora pode aplicar a Curva ABC de forma otimizada, seguindo etapas fundamentais da gestão de obras:

  • Planejamento: permite consultar históricos da Curva ABC de projetos anteriores, facilitando o provisionamento de custos e a organização do orçamento.
  • Negociação: comparação automática de orçamentos e agrupamento de solicitações semelhantes para ampliar o poder de negociação com fornecedores.
  • Estratégia: diretores e engenheiros acessam dados estruturados para definir estratégias futuras, como a escolha de fornecedores e otimização de custos.

Para obter os melhores resultados, é essencial escolher um ERP especializado na Construção Civil. Um software desenvolvido para o setor elimina controles paralelos e concentra todas as informações em um único sistema, gerando inteligência estratégica para a construtora.

6 passos para escolher a plataforma de gestão para cálculo da Curva ABC

Hoje em dia, já existem no mercado diversas opções de softwares para gestão. Ao escolher um para sua construtora, é preciso verificar se ele realmente atende às suas necessidades para que não seja apenas mais um gasto na empresa.

Portanto, na hora de escolher a sua plataforma de gestão de obra, veja se ele atende às seis características básicas abaixo:

  1. Ser mobile: o software deve ser acessível de qualquer lugar, seja por computador, notebooks, tablets ou smartphones;
  2. Ser específico para o setor: se você escolher um ERP genérico ele não poderá auxiliar em algumas operações que são muito específicas na Construção Civil, como o cálculo da Curva ABC;
  3. Ser integrado: é indispensável que o software de gestão ofereça uma integração de informações entre você e seus colaboradores;
  4. Ser integrado à nuvem: você pode usar relatórios da Curva ABC de outras obras para elaborar o planejamento de uma nova. Isso será possível com o auxílio da nuvem, que armazenará todas as informações da empresa de forma segura;
  5. Emissão de relatórios: verifique se a plataforma gera relatórios de obra úteis que facilitem o seu trabalho e dos colaboradores;
  6. Ofereça suporte: observe se o ERP que você está escolhendo oferece suporte para eventuais dúvidas ou problemas. Essas situações não devem ser responsabilidade do setor de TI e sim do fornecedor.

3 formas diferentes de aplicar a Curva ABC

A curva ABC pode ser usada para calcular insumos, serviços e apropriações. Veja como esse cálculo é feito no Sienge Plataforma, por exemplo:

  • Curva ABC de Insumos: é a ordenação dos materiais e equipamentos que serão utilizados na obra, tais como chapa compensada, pregos, trator, entre outros. Todos organizados do custo mais alto para o mais baixo;
  • Curva ABC de Serviços: é a ordenação dos serviços que serão prestados na obra, tais como escavação, regularização de terreno, entre outros. Todos organizados em ordem decrescente;
  • Curva ABC de Apropriações: é a ordenação dos valores dos itens apurados que estão lançados no orçamento. Sempre organizados do maior valor para o menor.

Para os relatórios de Curva ABC de Insumos e Serviços, são levados em conta os valores totais orçados de cada um deles. Já para o relatório de Curva ABC de Apropriações, são apurados os valores lançados nos itens de orçamento.

No cálculo das Curvas de Insumos e Serviços, os valores podem sofrer a incidência de BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) e encargos sociais. No cálculo de Apropriações é possível filtrar as apropriações consideradas e o valor pode ser corrigido por indexador.

Em ambos os casos, o que configura a Curva ABC é que os itens são apresentados em ordem decrescente de valor, certo?

E quer saber a melhor parte? 

O Sienge Plataforma permite que você e seus colaboradores acessem dados e versões de cálculos da Curva ABC de antigas obras para pesquisa e definição de estratégia. Assim, fica muito mais fácil, rápido, seguro e prático organizar e compartilhar informações.

Por exemplo, no caso da Curva ABC de Insumos o usuário teria que contabilizar todas as composições dos serviços para obter as quantidades que seriam necessárias. Com o Sienge, esta etapa é eliminada, pois ele mostra isso para você por meio de relatórios.

Conheça o Sienge Plataforma e otimize a gestão da sua obra

Como você viu neste artigo, a Curva ABC é uma ferramenta muito importante para a organização de insumos, controle de custos e planejamento eficiente na Construção Civil. No entanto, para aplicá-la de forma estratégica e integrada, é fundamental contar com um sistema especializado que facilite sua implementação.

O Sienge Plataforma é a solução ideal nesse sentido, muito útil para construtoras que desejam otimizar a gestão de obras, eliminando controles manuais e melhorando a precisão dos dados. Com ele, você pode calcular a Curva ABC de forma automatizada, gerando relatórios detalhados sobre insumos, serviços e apropriações.

Além disso, o Sienge Plataforma vai muito além do cálculo da Curva ABC: ele auxilia no controle orçamentário, na negociação com fornecedores e na integração entre equipes, garantindo mais eficiência e competitividade para sua construtora.

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