O ERP para Construção Civil é uma importante ferramenta que visa otimizar os processos dentro de uma construtora. Através de um simples sistema, é possível realizar a redução de custos e o aumento da produtividade do negócio.
Possibilitando uma gestão integrada de todos os processos da obra, o objetivo dessa solução é conectar os dados e os processos da construtora, podendo ser usado em diversos projetos ao mesmo tempo.
Utilizar um ERP é fundamental para empresas que valorizam processos mais organizados, gestão eficiente e bons resultados. No entanto, apesar da sua importância, ainda não são todas as empresas que investem em tecnologias para otimizar processos e atuar de forma mais eficiente.
Se esse é o caso da sua construtora, continue lendo este artigo e entenda melhor sobre o ERP para Construção Civil, qual a importância e como aplicar de maneira simples e objetiva na sua empresa.
O que você vai ver neste artigo:
O que é o ERP para Construção Civil?
Principais características de um bom ERP
Qual a importância do ERP para Construção Civil
Conexões que podem ser feitas com o ERP
Quais módulos de um software ERP são importantes na indústria da construção?
Vantagens de um software de gestão para a construção civil
Um software ERP atende apenas grandes empresas da construção?
Como o ERP atua em Diferentes Áreas da Empresa
Redução de Custos Com um ERP para sua Construtora
Planejamento e Acompanhamento do ERP
3 passos para implementar o ERP na sua empresa
ERP Sienge integrado à plataforma de planejamento Prevision
Como se dá a integração entre Sienge e Prevision
O que é o ERP para Construção Civil?
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou seja, um Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Como o próprio nome já sugere, se trata de um sistema que busca integrar em um só lugar diversas áreas de uma empresa a fim de otimizar os processos.
Através de um sistema de automação, consolidação e armazenamento de todas as informações do negócio, é possível realizar a transferência de dados e informações em tempo real entre diferentes regiões rapidamente – e de maneira confiável.
À medida que a área de tecnologia continua em expansão, a construção civil se beneficia por poder contar com um ERP especializado nessa área. Todo o processo de construção, desde o orçamento da obra, gestão de suprimentos, estoque, finalização do projeto, vendas e faturamento, é realizado e totalmente monitorado com a ferramenta.
Dessa forma, as construtoras conseguem alocar mais recursos ao planejamento, reduzindo os custos e facilitando melhorias em toda a cadeia produtiva. As decisões são tomadas de forma mais rápida e eficiente, o que afeta diretamente o resultado do trabalho.
Principais características de um bom ERP
Agora, para te ajudar a escolher a solução ideal, preparamos uma lista de características que um ERP para Construção Civil de qualidade deve oferecer:
- Acesso centralizado: um portal online e exclusivo para toda a equipe de vendas, com critérios de segurança definidos e que permite acesso a informações consolidadas e constantemente atualizadas.
- Documentação organizada: no dia a dia dos corretores são necessários muitos documentos rotineiros, como as tabelas de preços e os modelos de contratos. Com o acesso centralizado, os documentos ficam sempre à mão.
- Dados cadastrais únicos: com fácil acesso às informações dos clientes e das unidades os corretores ganham agilidade na negociação e não vendem unidades já reservadas por seus colegas.
- Contratos e pagamentos em dia: acompanhando o andamento dessas informações, a gestão do fluxo de caixa e também das comissões fica mais eficiente.
Um ERP para Construção Civil facilita a gestão estratégica da sua empresa com o acompanhamento gerencial de todo cenário de vendas, em vários níveis de informação, para cada empreendimento, de cada corretor e contrato.
Dessa forma, você tem acesso rápido e fácil às informações necessárias para tomada de decisão, agilizando o atendimento, garantindo a satisfação do cliente final e a rentabilidade do empreendimento.
Qual a importância do ERP para Construção Civil
O uso do ERP para construção civil tem como finalidade organizar e facilitar a gestão na construtora em diferentes âmbitos. De acordo com o estudo “Impact of Enterprise Resource Planning (ERP) Systems to the Construction Industry’’, dentre as empresas entrevistadas, 90% das que implantaram um ERP tiveram sucesso em seus processos diários.
Com esse sistema, a construtora é capaz de fazer uma gestão integrada de todas as suas áreas — ou de boa parte delas. Processos complexos e que exigem um esforço maior, se tornam mais simples, pois o uso deste sistema elimina grande parte das atividades manuais.
A empresa ganha tempo e os profissionais conseguem se dedicar mais às atividades estratégicas. Além disso, também favorece a competitividade, pois auxilia na tomada de decisão, tornando-a mais rápida e inteligente.
Através da armazenagem de dados importantes para a análise de cenários, é possível realizar a identificação de problemas e direcionamento dos gestores para os melhores caminhos.
Dessa forma, sistemas de ERP possibilitam também a integração com outras plataformas tecnológicas. Para operar muitas delas, inclusive, as construtoras precisam contar com o ERP como requisito básico.
Conexões que podem ser feitas com o ERP
A construção civil é um setor complexo, com demandas diversas de trabalho, que são distribuídas em diferentes áreas. São muitas pessoas e processos envolvidos para que cada necessidade seja atendida.
Por isso, em geral, as construtoras, incorporadoras e empresas de engenharia utilizam diferentes tipos de recursos para gerenciar as atividades de cada área.
É comum que o setor financeiro tenha um sistema para gerenciar as contas a receber e a pagar, distribuir corretamente o dinheiro, emitir notas etc. Sistemas de gerenciamento de estoque, que permitem ter controle de tudo que entra e sai do almoxarifado, também são comuns.
Além disso, fazem parte do rol de soluções tecnológicas possíveis aquelas que apoiam no desenvolvimento do orçamento inicial da obra e no planejamento.
Para a alta gestão da construtora, contar com o cruzamento de todas essas informações gera insights poderosos, e contribui para mostrar como está o andamento de um projeto.
E é neste momento que ter um ERP faz toda a diferença. O sistema conecta as informações de todos os processos, entregando dados valiosos, que ajudam no controle e na tomada de decisões.
Assim, os gestores conseguem gerar relatórios, identificar problemas, melhorias que precisam ser realizadas e ter uma visão gerencial completa.
Quais módulos de um software ERP são importantes na indústria da construção?
A indústria da construção é um setor complexo, onde existem diferentes tipos de empresas que, até participando do mesmo ramo de atuação, possuem operações e processos diferentes entre si. Sendo assim, é imprescindível que a ferramenta de gestão delas seja modular, afinal ela precisa se encaixar com as necessidades específicas da empresa.
Analisando construtoras, incorporadoras, empresas de instalação elétrica, entre outras, vê-se que são eficientes os seguintes módulos:
Engenharia
Um dos modos mais utilizados, é ele quem possibilita a realização de atividades-chave como a previsão de orçamentos, controle da mão de obra, planejamento de cronogramas, realização de diários de obra, entre outros. A engenharia é fundamental no planejamento, orçamento, acompanhamento e execução de obras.
Financeiro
É o módulo que não só refletirá o resultado financeiro da empresa ou obra, mas também garantirá que a comunicação em termos de dinheiro não seja falha. É aqui que acontece o controle de contas a pagar e a receber, a integração com a folha de pagamento, a organização das notas fiscais, entre outras questões muito importantes.
Veja como reduzir os custos da sua empresa utilizando um ERP.
Suprimentos
É um módulo do software ERP totalmente ligado à questão logística da indústria da construção. Com ele é possível gerenciar fluxos de compras, estoques e a contratação ou prestação de serviços. É fundamental que essa parte seja sempre analisada em relação ao módulo financeiro, e confronte os valores orçados com os realizados.
Comercial
É a parte da unidade da construção destinada ao controle das vendas dos imóveis já finalizados. Ela possibilita desde a prospecção de clientes até o controle da carteira e de estoque. Integrada com a parte de contas a receber de muitas empresas do setor, a parte comercial é fundamental por representar a entrada de receita no processo.
Gestão da qualidade
É o módulo que contém funcionalidades para a administração integrada dos sistemas de gestão da empresa e atende as normas de qualidade, como a ISO 9001 e o PBQP-h. Isso auxilia em uma administração integrada, focada na melhoria contínua e a auditoria interna fica totalmente facilitada. Entenda como funciona a gestão da qualidade na construção civil.
Contabilidade/Fiscal
Permite que a gestão contábil e fiscal seja integrada a todo gerenciamento da empresa, o que facilita a prestação das obrigações ao governo. Esse módulo, integrado aos demais do ERP, permite que o cliente faça a apuração dos tributos e gere automaticamente os seus arquivos digitais. O resultado é agilidade na prestação de contas com o Fisco, redução de erros e multas por atraso.
Integração Fiscal
O sistema Integração fiscal permite a geração de um arquivo contendo as informações dos documentos fiscais registrados nos sistemas do financeiro, aumentando a confiabilidade na entrega das informações fiscais ao escritório de contabilidade. O sistema permite gerar um arquivo configurado segundo o layout do software fiscal utilizado pelo cliente
Recursos Humanos
Esse módulo do software ERP possibilita o controle de todas as atribuições que envolvam o RH da empresa. Ele atende desde o recrutamento de novos colaboradores, até a administração do pessoal em relação à ponto eletrônico, cargos e salários, entre outros.
Suporte à decisão
É a parte do software ERP que entrega velocidade à análise de dados que são importantes nas decisões, isso pelo fato de disponibilizar relatórios de fácil compreensão que são capazes de suportar ações preventivas e corretivas.
Segurança
É o módulo que garante que apenas as pessoas certas terão as informações e acessos no qual são responsáveis, além de que, é possível fazer o agendamento de funções como o envio de relatórios ou de avisos por usuário.
Gestão de Ativos
Permite o gerenciamento dos bens patrimoniais da empresa, como a frota de veículos e equipamentos em geral, que pode ser integrado com a parte contábil do sistema
Aplicativos
Torna o trabalho mais fácil por entregar para as empresas da indústria da construção a mobilidade que elimina o retrabalho, o atraso das obras e assim melhora os resultados. O diário de obra, por exemplo, pode ser atualizado e registrado por um simples smartphone, o que facilita a vida de todos os envolvidos no processo.
Integração BIM
Para as empresas que já trabalham com BIM, é possível tornar os orçamentos mais assertivos, confiáveis e realizados em menos tempo.
Entenda o conceito e as aplicações do BIM.
Nota Fiscal Eletrônica
Ter um software ERP integrado à essa função praticamente isenta qualquer possibilidade de erro na geração do documento e acaba com o retrabalho. Isso evita a ocorrência de multas, que causam um prejuízo desnecessário, isso pelo fato do módulo facilitar todo o uso de notas fiscais.
Vantagens de um software de gestão para a construção civil
Graças a sua atuação unificada, o ERP é um sistema que permite o gerenciamento global, já que fornece uma visão detalhada dos vários setores da empresa. E sim, isso significa que você não precisa perder tempo com inúmeras planilhas.
Ao implantar este sistema é possível ter mais agilidade no levantamento de dados. Além disso, todo o processo de construção, desde o orçamento até a venda e faturamento do empreendimento pode ser feita através do ERP.
Com essa tecnologia, você consegue ter mais subsídios no planejamento das suas obras e promover melhorias em toda a cadeia de produção. Assim, a tomada de decisões estratégicas se torna mais rápida e eficaz, o que impacta diretamente nos resultados dos projetos.
Dentre as principais vantagens que um ERP oferece para a sua construtora, destacamos:
- Integração de processos;
- Eliminação da repetição de tarefas;
- Velocidade da informação;
- Maior controle sobre as etapas dos projetos;
- Praticidade e agilidade no acesso de informações;
- Adaptação às mudanças.
Um software ERP atende apenas grandes empresas da construção?
Não! Por demandar investimento financeiro, um sistema unificado de gestão muitas vezes é visto apenas como útil para grandes empresas, mas pensar assim não é correto. Outro erro muito comum é comparar esse investimento com a utilização de planilhas e isso não faz sentido. Lembre-se que planilhas espalhadas as vezes atrapalham mais do que ajudam na comunicação e nas tomadas de decisão com alto volume de informações.
Independentemente do tamanho da organização, todas necessitam de uma gestão organizada, assim será muito mais fácil que a empresa atinja seus objetivos. O mais importante a se fazer quando uma empresa pequena resolve investir em um ERP é analisar o melhor o custo x benefício, levando em consideração os módulos e áreas realmente necessários para aquele momento.
Seja a empresa grande ou pequena, um software ERP vai sempre auxiliar em pontos como:
- Unificação do armazenamento das informações;
- Facilidade de comunicação entre as diferentes áreas;
- Fim do retrabalho em registrar as informações;
- Possibilidade de análise da empresa como um todo;
- Automatização da execução do processo;
- Maior controle de desperdícios e desvios que afetam o resultado financeiro final;
- Menos operação, mais estratégia;
- Parceria diária e de longo prazo.
Veja como pequenas empresas de construção precisam de comunicação integrada.
Como o ERP atua em Diferentes Áreas da Empresa
A tecnologia é a principal aliada da otimização e automatização de processos de uma empresa, independente do segmento.
A adoção deste sistema para o segmento da construção civil reflete diretamente em todas as áreas da companhia, proporcionando a integração das informações de maneira precisa, apoiando nas tomadas de decisão.
Para um sistema de gestão de obras ser eficiente, ele deve atender bem as necessidades de cada área. Então vamos ver um pouco sobre como o ERP para Construção Civil atua em diferentes setores.
Eficiência para Engenharia e Diretoria
É possível automatizar a integração dos diversos canteiros de obra da sua construtora com o escritório de projetos e ainda com a área administrativa. Com esta automatização, sua construtora se beneficia com a redução de tempo e com a minimização dos retrabalhos.
Chega de passar tanto tempo indo de obra em obra para fazer o levantamento das informações de forma manual, e nem é preciso mais ir nos departamentos para buscar informações financeiras, por exemplo. Tudo estará disponível de forma integrada e em tempo real!
Áreas de compras, engenharia e financeiro em sintonia
Sabendo que um processo de compras eficiente pode impactar diretamente no lucro da sua construtora, os sistemas de gestão empresarial oferecem uma integração completa que permite a interação entre as áreas de compras, engenharia e financeira.
Essa interação entre o engenheiro de obra e a equipe de compras é muito importante para checar, por exemplo, se os insumos necessários estão disponíveis para o canteiro de obras, assim como, evitar compras emergenciais ou feitas em duplicidade.
Já para o departamento financeiro/contas a pagar essa integração também é importante, pois permite que ele acompanhe em tempo real o que a empresa está comprando e pode provisionar com mais tranquilidade os pagamentos.
Gestão de contratos automatizada
Já imaginou o impacto para a obra se você descobre que determinada máquina deve ser devolvida em uma semana por conta do vencimento do contrato, mesmo sem ter finalizado as atividades, e ela já estar reservada para outra empresa?
Ainda bem que as construtoras já aprenderam que quanto mais eficaz é a gestão de contratos, menor o risco de prejuízos de ordem financeira e de operação para o empreendimento.
Com o uso da tecnologia, ficou muito mais simples conseguir melhoras significativas na gestão contratual. Ao automatizar esses processos, sua equipe conseguirá acompanhar online o andamento de cada contrato, pondo fim aos extravios comuns desta área. Também será possível controlar prazos de vencimento de maneira eficaz, além da redução natural de custos e de papel.
Otimizando recursos financeiros
Consolidar as informações financeiras de todas as obras manualmente demanda muito tempo e, ao final, a empresa ainda corre o risco das informações na planilha do fluxo de caixa estarem defasadas em relação à realidade de cada canteiro de obras.
Ao implementar um ERP para Construção Civil, você terá em suas mãos um painel completo e integrado da posição financeira atualizada da sua construtora, em tempo real. E com ele será possível fazer o fechamento contábil com mais agilidade, ter um fluxo de caixa de todas as obras consolidado – ou de cada obra individualmente – e ainda reduzir os desvios no orçamento.
Departamento Pessoal (ou Recursos Humanos) mais estratégico
Respeitar de forma criteriosa a CLT, as legislações previdenciárias e sindicais é essencial para todas as empresas, independente do segmento e porte. Na construção civil era comum encontrar empresas atuando com um sistema de RH exclusivo para essa área, sem integração com as demais áreas.
Hoje isso mudou, e os sistemas de departamento pessoal passaram a atuar com muito mais sinergia com as demais áreas da empresa, proporcionando benefícios como a apuração de custos por colaborador e o controle de horas trabalhadas do tomador de obras.
Controle eficaz de qualidade
A área da qualidade também pode se beneficiar com as soluções especializadas que um ERP para Construção Civil pode trazer.
Com base nas informações coletadas na obra e registradas no sistema, o departamento de qualidade poderá, a partir daí, avaliar e pontuar a qualidade dos materiais recebidos, acompanhar os indicadores e ainda extrair relatórios em tempo real sobre informações por obras, ou todas as obras agrupadas.
Com os ganhos obtidos em todas as áreas da empresa, ao final sua construtora terá uma melhor performance, ao integrar seus processos e reduzir custos, e se tornará mais competitiva no mercado.
Redução de Custos Com um ERP para sua Construtora
Apesar de a construção civil não estar em seu melhor momento econômico, 8 em cada 10 indústrias do segmento pretendem investir em novas tecnologias nos próximos anos.
É o que diz a pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 457 empresas do ramo. Entre os motivos, 49% das companhias destacam a forte redução nos custos de produção proporcionados por equipamentos, máquinas, materiais e processos modernizados.
Isso mostra que as construtoras já perceberam os ganhos em eficiência que podem ter com o uso de softwares de gestão empresarial ou ERPs especializados no segmento de construção civil.
Se você já acessou nosso post com dicas de redução de custos focadas em empresas de construção, percebeu que a grande maioria delas estão ligadas, de alguma forma, à tecnologia e à integração de áreas que ela proporciona.
Isso acontece porque, para dar início a um projeto de redução de custos da construção, é preciso primeiro ter uma visão geral de tudo que está acontecendo na empresa, e isso é trabalho para um ERP!
Através da gestão simultânea de múltiplas obras, possibilidade de visualizar números consolidados ou relativos a cada projeto, é possível facilitar a identificação de oportunidades de melhorias no aproveitamento de recursos em cada caso.
Por meio do histórico do sistema e da combinação de dados é possível saber, por exemplo, quais os materiais necessários para a execução de uma nova obra, permitindo fazer a compra com mais antecedência e negociando preços melhores, além de descobrir os itens que a construtora já possui em estoque, evitando desperdícios e compras desnecessárias.
O uso do software também ajuda a identificar a necessidade de reduzir custos com telefonia, por exemplo, e isso poderá ser resolvido com o uso de tecnologias como VoIP e Skype para a realização de ligações.
Reduzindo orçamentos com o ERP para Construção Civil
A integração e troca de informações entre áreas garante mais eficiência no uso dos recursos e mantém os trabalhadores informados sobre a situação da empresa como um todo e dos processos, facilitando o engajamento em encontrar soluções para otimizar o uso de recursos e reduzir gastos.
Essa tecnologia também permite cruzar informações para fazer planejamentos e simular cenários futuros com base em dados reais.
Quem trabalha no setor de construção sabe que orçamentos são os instrumentos responsáveis por guiar a execução de todo projeto e gerenciar os custos da obra.
De olho nisso, os softwares são preparados para registrar todas as informações referentes a esses planejamentos financeiros, que poderão ser resgatadas com facilidade sempre que necessário e ainda conectadas às informações das obras fornecidas por outras áreas.
Isso permite acompanhar o planejamento físico-financeiro dos projetos, ou seja, verificar se a situação atual da construção condiz com o valor já investido, permitindo controlar melhor os gastos com o empreendimento.
A construção civil, pela própria característica de sua atividade, precisa lidar com muitas variáveis diferentes e complexas a cada novo projeto, como equipes de trabalho, equipamentos locados, orçamentos e estoques, por exemplo, que precisam ser bem gerenciados para trazerem ganhos em competitividade para a empresa.
Nesse sentido, os ganhos de gestão proporcionados pela tecnologia acabam gerando, em consequência, mais produtividade e eficiência na administração dos recursos da construtora, ajudando-a a economizar verbas que podem ser direcionadas a atividades que gerem ainda mais lucro ao negócio e tornando a empresa mais preparada para lidar com os atuais desafios do mercado.
Planejamento e Acompanhamento do ERP
Uma coisa é certa: quando um bom planejamento é desenvolvido as chances do projeto atingir números altos de produtividade e qualidade são de quase 100%! Mas quem consegue algo assim?
Planejar envolve atenção, dedicação e muito conhecimento. Não apenas técnico, mas também da obra como um todo. Quando o seu gestor tem total domínio e conhecimento sobre todo o empreendimento é possível garantir mais eficiência na execução dos trabalhos.
Mais do que prever datas e prazos, o planejamento é uma tarefa complexa que envolve todos os aspectos do projeto. Desde a mão de obra até os suprimentos que serão utilizados.
Mas como dar conta de tantas coisas ao mesmo tempo?
É nesse momento que um ERP de gestão para a construção civil pode ajudar você. Com um módulo criado exatamente para essa etapa, você consegue atualizar e conferir todas as informações do seu planejamento e até mesmo consultar o de antigas obras, caso necessário.
No software de gestão é possível administrar os contratos de compras de insumos, de aluguel de equipamentos e de mão de obra. Além disso, este módulo fornece recursos para trabalhar com fontes de dados para cálculo de valores de insumos e precificação da obra.
Outra funcionalidade é a apuração dos custos com máquinas e equipamentos de forma precisa, em cada etapa do projeto.
Ao utilizar o ERP de gestão para o planejamento na construção civil, você garante:
- Aumento na precisão do seu planejamento de obras;
- Redução no desperdício de materiais e insumos;
- Melhora o controle de obra;
- Prevê situações desfavoráveis no andamento do projeto;
- Organiza melhor as atividades e orçamento de acordo com o tempo.
Mas, mais do que garantir que o seu orçamento e planejamento seja bem elaborado, um software de gestão para a construção civil permite que você faça o:
Acompanhamento
Imagine só que incrível seria você poder ter informações sobre o andamento das suas obras sem precisar visitá-las o tempo todo. Talvez você já saiba que o ERP permite que você visualize todas as informações de onde estiver. Parece que não estamos contando nenhuma novidade, mas você já pensou no quanto economiza apenas com um clique?
Alguns ERPs possuem um módulo especificamente para isso. Até por que é muito comum que ocorra, por exemplo, o estouro do orçamento ou a atrasos na entrega de materiais por falta de acompanhamento.
Este módulo permite que você acompanhe a evolução física e financeira da obra, por meio de cronogramas e gráficos. Além disso, apresenta dados do fluxo de caixa consolidado, considerando as informações de todas as obras em andamento.
Essa conexão entre o escritório e o canteiro de obras garante, não só economia de tempo e dinheiro que você perderia com a locomoção para visitar e acompanhar de perto todas essas informações, mas também previne erros e desperdícios.
Pense que, graças ao acompanhamento, você pode, inclusive, medir o tempo que é gasto em cada etapa da obra, fazer o levantamento de valores e utilizar esses dados em futuros projetos aplicando técnicas para economia e aumento de produtividade.
Incrível como a tecnologia pode ajudar nos negócios, não é?
Claro, não pense que ao contratar um ERP você não precisa aparecer no canteiro de obras ou fiscalizar o projeto até a sua finalização. É sempre importante que você acompanhe tudo de perto, com ou sem um software de gestão.
3 passos para implementar o ERP na sua empresa
Se você já leu até aqui, percebeu o quanto um sistema de gestão integrado de obras na sua construtora traz benefícios para as diferentes áreas, como engenharia, compras, financeiro, qualidade e recursos humanos.
A adoção de novas tecnologias na construção civil voltadas para o planejamento de empreendimentos e de métodos de gestão está na linha de frente para conquistar mais produtividade e, por isso, é forte tendência no setor para os próximos anos.
Foi o que disse o Estudo sobre produtividade na construção civil: desafios e tendências no Brasil, divulgado em 2014 pela consultoria EY e USP (Universidade do Estado de São Paulo).
E dentre as tecnologias mais procuradas para alavancar a competitividade, está o ERP que tanto falamos neste artigo. Agora, como implementar esse sistema de forma prática na sua empresa? Vamos ver abaixo.
1) Envolva a equipe
Antes mesmo da implantação, reúna as pessoas chave de cada departamento (que conhecem bem os processos que serão executados pelo ERP) para que elas participem ativamente do desenho do projeto e consigam perceber as melhorias que serão conquistadas.
Inclua, por exemplo, os orçamentistas, o líder do time de compras, o mestre de obras, o engenheiro e um líder da área financeira. Assim, você garante que os principais aspectos da operação sejam contemplados adequadamente.
A tecnologia vai permear as atividades de toda a empresa, por isso, envolver as pessoas certas e capacitá-las para fazer o melhor uso da solução vai fazer a diferença durante a implantação e também depois que o ERP entrar em cena de vez.
2) Escolha o melhor fornecedor
Escolher o fornecedor certo de tecnologia é primordial para obter resultados rápidos e duradouros. Ter como parceira uma empresa com ampla experiência no segmento da construção civil, com casos de sucesso no mercado, garante total entendimento das necessidades aliado à tecnologia de ponta, constantemente atualizada.
O sistema de gestão ideal deve ser capaz de acompanhar e direcionar todos os passos de um empreendimento, começando pelo primeiro orçamento, passando pelo planejamento, execução e processo de vendas e ir além, coordenando a assistência técnica e o pós-venda das unidades.
Se você busca um bom fornecedor, continue sua leitura que falaremos mais sobre isso logo abaixo.
3) Acompanhe o projeto
As reuniões de acompanhamento da implantação tem o objetivo de não deixar nenhum tipo de engano virar uma bola de neve. Então, acordar os prazos de entrega e dedicar tempo para a validação do trabalho é um passo muito importante para o alinhamento das necessidades e expectativas.
Além disso, é muito importante ficar atento aos itens abaixo, que devem ser bem definidos no projeto:
- Definir o formato padrão da EAP (Estrutura Analítica dos Projetos) com as etapas, atividades e tarefas base de uma obra, facilitando a elaboração dos orçamentos, por exemplo;
- Definir a ordem cronológica e como replicar a implantação (rollout) do sistema em cada empreendimento, considerando todos os canteiros de obra em andamento;
- Definir como será feito o acesso às bases de dados com preços, composições de insumos e mão-de-obra necessária para cada obra, com o objetivo de acelerar a precificação dos orçamentos.
Os itens acima são exemplos de boas práticas em implantação de sistemas de gestão de obras, que padronizam os principais conceitos entre os envolvidos na construtora e facilitam a priorização das atividades do projeto. O resultado disso é a redução de problemas na adoção da ferramenta e maior garantia de sucesso na entrada em produção do sistema de gestão de obras.
Com um fornecedor altamente qualificado, envolvimento do time e acompanhamento do projeto, a implantação do ERP impulsionará significativamente a produtividade da equipe e garantirá resultados expressivos na gestão das obras da sua construtora.
Assim, os gestores conseguem gerar relatórios, identificar problemas, melhorias que precisam ser realizadas e ter uma visão gerencial completa. Mas lembre-se: neste momento é muito importante contar com a tecnologia certa.
As empresas que utilizam o Sienge ERP, por exemplo, para construção civil e fazem a integração com a plataforma da Prevision, costumam alcançar resultados melhores nos processos de orçamento e planejamento.
E os motivos nós vamos explicar no tópico a seguir.
ERP Sienge integrado à plataforma de planejamento Prevision
O Sienge é um dos principais, mais conhecidos e mais utilizados sistemas de ERP para construção civil do Brasil. A integração entre o ERP Sienge e a Prevision é o que mantém as informações da obra sempre conectadas.
A comunicação entre as duas ferramentas permite que o planejamento e a visão financeira da obra caminhem juntos, com um alinhamento maior e uma melhor visualização do cenário. Isso contribui para os objetivos estratégicos das empresas e torna a gestão de obras mais eficiente.
Por meio da integração, Sienge e Prevision ajudam as construtoras a enfrentar diversos desafios inerentes ao setor, como:
- alcançar menor tempo no desenvolvimento do planejamento;
- ter uma comunicação mais ágil entre o escritório e o canteiro de obras;
- eliminar os desperdícios comuns em cada etapa do processo;
- ter acesso às informações consolidadas da obra à distância;
- criar e poder analisar diferentes cenários para as obras;
- conquistar o domínio sobre o fluxo físico-financeiro dos projetos.
As empresas que utilizam a integração entre a Prevision e o Sienge conseguem conectar o que está sendo realizado no canteiro de obras com os processos gerenciais do escritório. Com isso, as atividades são alinhadas e os gestores conseguem ter uma visão melhor dos cenários para tomar decisões mais estratégicas, em nível tático e operacional.
Como se dá a integração entre Sienge e Prevision
Agora que você já entendeu a importância de contar com um ERP para construção civil e teve contato com Sienge e Prevision, você deve estar se perguntando como essa integração acontece na prática, certo? O processo é bem simples!
Principalmente para quem já utiliza uma das soluções, não haverá impactos no processo que a pessoa já executa dentro de cada ferramenta. A EAP de orçamento continuará sendo feita no Sienge e a EAP de planejamento continuará sendo feita na plataforma da Prevision. As estruturas originais serão mantidas.
A diferença acontece no processo interno de cada solução. A Prevision vai importar a EAP de orçamentos (do Sienge) e fazer o vínculo com o cronograma da obra (na Prevision), com os custos de cada tarefa apropriados. As atualizações, revisões e o avanço físico da obra – bem como de cada tarefa – serão registradas na Prevision e integrados no Sienge.
A medição física acumulada de cada serviço e uma nova versão do planejamento de obras são enviadas da Prevision para o Sienge. Essa comunicação faz com que os custos e as datas sejam atualizados em conjunto, contando também com os percentuais que foram projetados ao longo do tempo.
Os clientes do Sienge também têm muito a ganhar com essa integração.
Benefícios da Integração para Clientes
- O Custo por Nível terá informações mais íntegras e alinhadas com o status real da obra;
- Os dados do físico e do financeiro estarão sempre conectados, permitindo que mais análises econômicas e de fluxo de caixa sejam feitas com maior agilidade e precisão;
- As informações estarão sempre atualizadas no Diário de Obras com os dados reais sobre o status da construção. A empresa ganhará mais agilidade nesse processo;
- A empresa ganha mais praticidade na hora de elaborar o cronograma de suprimentos e poderá alinhá-lo com as necessidades prioritárias da obra;
As distorções geradas pela importação de planilhas Excel e MS Project, podem ser eliminadas, mas mantendo a qualidade e integridade das informações no cronograma físico-financeiro.
Como você pode ver, a integração da Prevision com o ERP para construção civil Sienge vai tornar as tarefas mais ágeis, pois vai conectar todas as áreas envolvidas no processo.
A construtora consegue ter uma gestão mais completa, desde a fase de planejamento. A integração aumenta a eficiência financeira do projeto, reduz seus custos, cumpre com o cronograma e garante a entrega com qualidade e dentro do prazo.