Contratar um software de cronograma de obras nem sempre é algo óbvio para algumas construtoras. Principalmente para aquelas que têm contrato com consultorias de planejamento. O pensamento de que um substitui o outro é bem comum nesses casos, mas vamos mostrar neste conteúdo porque que as duas soluções são na verdade complementares e ótimas saídas para ter melhores resultados.
No entanto, o trabalho em conjunto destas duas frentes tende, ao contrário do que se imagina, a trazer muito bons resultados quando bem executado. Conversamos com Felipe Jung Doneda, Diretor Executivo da Tático Soluções, consultoria com foco em visão de orçamento e planejamento, que trouxe alguns pontos importantes sobre a relação entre software e consultoria. Acompanhe!
A relação entre software de cronograma de obras e consultoria
Consultorias de planejamento e orçamento atuam no desenvolvimento e acompanhamento de processos mais eficientes na gestão das construtoras e incorporadoras. São empresas contratadas para analisar o fluxo de trabalho que a empresa adotou, identificar as falhas e sugerir melhorias para o processo. Para isso, algumas das consultorias já contam para si próprias com algum software de cronograma de obras.
Elas utilizam esse tipo de sistema para ter informações mais organizadas, ter acesso a relatórios e indicadores de produtividade e uma visão mais detalhada do que precisa ser ajustado.
Nestes casos, de certa forma, as construtoras já estão usando esse tipo de recurso e usufruindo dos benefícios deles. No entanto, o trabalho da consultoria tem início, meio e fim, e depois de finalizado, é interessante para a construtora continuar tendo acesso às informações que o sistema entrega.
Felipe Jung Doneda, diretor Executivo da Tático Soluções, explica que o escopo da consultoria é a operação, então que quem mais vai se beneficiar de utilizar uma ferramenta é o próprio cliente. Isso porque a construtora não fica dependente da consultoria para ter acesso a todas as informações.
Outra grande vantagem de utilizar um sistema é que a empresa consegue ver onde estão os pontos que precisam ser melhorados com os próprios olhos, não é só a consultoria quem está dizendo. Nos dashboards e gráficos da ferramenta é possível visualizar de forma rápida e simples a evolução dos projetos e os pontos de melhoria.
A Tático, por exemplo, utiliza a Prevision para fazer um planejamento de longo prazo e gerar diferentes cenários de fluxo de caixa para cada uma das construtoras que atende. Assim, o próprio cliente vê os resultados e se interessa pela solução, porque entende que o software de cronograma de obras gera valor para os seus processos.
Quais são as vantagens de trabalhar com uma consultoria aliada a um software de cronograma de obras?
Para o Felipe Jung Doneda, em função das vantagens já mencionadas, a consultoria pode representar um primeiro contato entre a construtora e o software de cronograma de obras. Esse contato vai mostrar para a empresa, em um primeiro momento, quais são os desafios que precisa enfrentar e como um sistema pode auxiliar nisso.
“A consultoria ajuda a construtora a entender qual o principal problema e como pode ajudar. Por estar de fora da situação, a consultoria consegue ajudar a ver o que vale a pena para a construtora”, complementa Doneda.
Além disso, como a rotatividade de colaboradores nas construtoras tende a ocorrer com frequência deve-se evitar a concentração de informações em um único profissional ou área. A consultoria entra como um apoio também neste sentido, dando suporte e atuando como um intermediador entre a construtora e a tecnologia em caso de entrada de novos colaboradores no processo.
As informações devem estar acessíveis e claras para todos. Um sistema que reúne todos esses dados e os mantém disponíveis durante todo o ciclo de vida da obra e até depois, por meio de um registro das informações, pode ser uma ótima alternativa. Assim, qualquer dado pode ser consultado a qualquer momento.
Confira a seguir um resumo das principais vantagens desta conexão para as construtoras.
Principais vantagens da conexão entre software de cronograma de obras e consultoria para a construtora
- A consultoria ajuda no direcionamento e diagnóstico sobre o que precisa de mais atenção em cada momento;
- O cliente tem acesso a todos os números do seu planejamento, apoio estratégico da consultoria e acesso às informações do software por conta própria — sem depender da consultoria pra isso;
- A construtora acompanha a evolução do trabalho da consultoria mês a mês por meio da plataforma;
- Evita retrabalho do ponto de vista da implantação da solução. A consultoria se torna a ponte e pode repassar as informações sobre o uso do software para os novos profissionais que estiverem à frente do projeto;
- As construtoras que usam a Prevision ganham tempo, pois a solução faz o planejamento no menor tempo;
- Com a Prevision, a construtora mostra as informações, dados e processos de forma mais visual para o cliente;
- Promove uma relação de confiança e não de dependência. O cliente utiliza a ferramenta e contrata a consultoria pois confia no trabalho e não porque é a relação mais econômica.
A Prevision valoriza o trabalho das consultorias, pois é um caminho para a melhoria constante na solução. As consultorias aproximam a Prevision de seus clientes, garantindo que as construtoras terão sucesso em seus projetos.
Além disso, por terem bastante informação interna, sobre o que está funcionando no sistema e o que precisa ser otimizado, conseguem passar alertas do que pode ser melhorado e informar oportunidades que podem surgir, como possibilidades de integrações, novos recursos etc.
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