O orçamento para construção é o resultado de um processo de orçamentação.
Cada empresa de engenharia do mercado, realiza seu próprio processo de orçamentação.
O caminho percorrido no processo de orçamentação da origem ao seu produto final, o orçamento de obra.
O orçamento para construção é multidisciplinar, sendo necessário conhecimentos sobre a rotina de diversos setores da empresa e visão sistêmica para sua elaboração.
Entre os entendimentos necessários, podemos listar:
- Engenharia;
- Recursos humanos;
- Departamento pessoal;
- Segurança, saúde e meio ambiente;
- Qualidade;
- Administração;
- Contratos;
- Logística;
- Contabilidade Fiscal;
- Direito trabalhista.
Por isso, os profissionais envolvidos com orçamento de obras possuem a visão sistêmica dos empreendimentos.
Estes têm conhecimentos diversificados e são compatíveis para trabalhar em nível estratégico.
As melhores empresas do mercados, envolvem profissionais de diversos setores na elaboração dos orçamentos das suas obras.
Assim, a experiência adquirida em projetos similares e os indicadores históricos da empresa são aproveitadas. Sempre com a finalidade de se conceber a melhor aproximação do valor final da obra.
Orçamento para construção como elemento estratégico
O setor de orçamentos é considerado estratégico, guardando dados preciosos sobre a corporação, como informações sigilosas de negociação entre a empresa e os seus clientes.
Cada orçamento para construção deve ser tratado como um projeto. Isto é, segundo Xavier (2005, p.5) e a norma ISO 10.006:
“Um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo”.
Deve-se estruturar um processo de operações dinâmicas orientadas na finalidade de se materializar o orçamento da obra com melhor precisão possível. Sempre dentro dos limites de recursos disponíveis e prazo acordado com os clientes.
Cada empresa constrói seu processo em consonância com a realidade enfrentada em seu cotidiano.
Esta dinamização diversifica a maneira que as empresas de construção realizam o orçamento para suas obras.
Mesmo se for orçada a mesma obra, recebendo-se as mesmas informações sobre o projeto, não é encontrado o mesmo valor final para o empreendimento.
Abaixo, temos 7 dicas para aprimorar o orçamento de obra na sua empresa.
1 – Realize o detalhamento dos gastos
Algumas empresas vão mais a fundo no nível de detalhamento dos gastos de suas obras que outras.
Quanto mais estruturada for a empresa de construção, melhor é a forma de gerenciar as obras.
Enquanto algumas empresas conseguem contabilizar até seus mínimos gastos, outras não conseguem ter o mesmo controle.
Isto também reflete no orçamento para construção, a empresa que detalha menos os gastos de suas obras tende a ofertar preços maiores para realização das obras.
2 – Apure as composições de preços unitários da sua empresa
Muitos engenheiros acham que a apuração da composição de preços unitários é feita apenas pela PINI.
A verdade é que todas as empresas devem apurar os resultados que estão tendo com os recursos empenhados no campo.
Validar os índices de mão de obra, materiais e equipamentos das composições de preço unitário no campo, possibilita aproximação do que é orçado no escritório com o custo final da obra.
3 – Empenhe apenas os recursos necessários
As empresas tendem a fazer as obras de maneira diferentes. Enquanto uma empresa precisa de vários engenheiros para fazer uma obra, outra precisa de menos.
Os equipamentos escolhidos, canteiro montado e mão de obra disponibilizada varia de acordo com a forma que a empresa trabalha.
Todo novo recurso a ser alocado ao projeto deve ser questionado sobre sua real necessidade.
O ideal é trabalhar visando produzir o máximo empenhando o mínimo possível de recursos.
4 – Veja sua estratégia comercial
Algumas empresas tendem a vender seus serviços mais barato que outras, isso vária de acordo com a estratégia de cada empresa.
Política de preços, é uma função do setor de marketing.
Este deve ser o setor responsável por definir as margens de lucro da empresa de acordo com os benefícios ofertados em cada relação comercial.
Ajuste a política de preços da sua empresa nos seus orçamentos e mostre aos clientes os diferenciais da contratação de sua empresa.
5 – Encontre os melhores fornecedores
Duas empresas podem receber preços diferentes para o mesmo insumo realizando a cotação com mesmo fornecedor.
O preço é no mercado da construção civil é um elemento complexo, relacionado com diversos fatores, inclusive o relacionamento atual da empresa com o fornecedor.
Quanto maior o porte da empresa, maior seu poder de barganha sobre seus fornecedores.
O ideal é ter uma lista com os melhores fornecedores de cada região.
6 – Conheça seu cliente e a região
Conhecer o seu cliente cliente e a região onde se irá trabalhar é imprescindível para se fazer o melhor orçamento.
A construção civil está sujeita a variações regionais e sazonalidades que podem influir nos valores de materiais, equipamento e mão de obra.
Esteja atento e pesquise bem sobre o local onde irá trabalhar.
7 – Automatize seus processos
O orçamento para construção é feito por pessoas, estando sujeito a erros.
Erros de conceito, de lançamento, de entendimento são alguns dos mais comuns deste tópico.
A tecnologia é uma forte aliada para ajudar a reduzir a falha humana no processo.
O Sienge oferece soluções de tecnologia para construção. Vale a pena conferir qual se adequa à realidade da sua empresa.
Conclusão
O orçamento é um processo à ser sempre aprimorado.
Utilize o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act). Ele vai te ajudar a promover para evolução contínua do seu processo.
Incorpore essas dicas à rotina da sua empresa e deixe seu comentário com os resultados.
- Esse post foi produzido por meio de parceria firmada entre o Buildin e o site Construa Resultados.