- Melhores práticas para o planejamento financeiro empresarial: governança financeira, pagamento escritural, organização da aprovação dos títulos
- Otimização da gestão de receita: cobrança escritural, estrutura comercial adequada, controle do fluxo de caixa
- Passo a passo para criar um planejamento financeiro na Construção Civil: orçamento da obra, cronograma físico-financeiro, definição de fontes de recursos e fluxo de caixa
Como anda o planejamento financeiro da sua construtora ou incorporadora? O esforço de manter a gestão das finanças da empresa em dia é uma das tarefas mais importantes para a saúde do negócio.
E, no caso da Construção Civil, descuidar das contas e não montar um plano adequado para cuidar do que entra e sai de dinheiro pode ser um problema enorme. Para não cair no efeito “bola de neve” da falta de gestão, é importante você saber como se planejar em todos os cenários.
Pensando nisso, neste artigo vamos mostrar quais são as melhores práticas de planejamento financeiro empresarial. Além disso, você vai ver como uma plataforma de gestão integrada é útil na hora de otimizar sua gestão de receita.
Tabela de conteúdos
Melhores práticas para o planejamento financeiro empresarial
Contar com boas práticas de gestão fortalece o planejamento financeiro de qualquer empresa. Afinal de contas, a boa organização e a criação de processos que funcionam cria o ambiente adequado para manter as finanças em dia.
Veja abaixo uma lista com algumas das melhores práticas de gestão que algumas construtoras e incorporadoras têm usado com sucesso, e que também podem ajudar você:
Governança financeira
O princípio de estabelecer uma estrutura de governança serve para dar segurança e previsibilidade aos processos. Ou seja, cada profissional sabe o que, quando e como fazer.
No caso da governança financeira, isso significa criar um plano claro de pagamentos, gestão de receitas, uso de recursos e benefícios financeiros e uma série de outros fatores.
É preciso entender o que funciona melhor para a sua empresa, quais métodos trazem maior agilidade, produtividade e segurança. Mas vale a pena fazer o teste e implementar novidades.
Pagamento escritural
Por meio do pagamento escritural você pode autorizar e agendar pagamentos com antecedência. Além de ser uma tarefa simples de organizar, reduz muito o tempo das operações, uma vez que você envia todos os boletos de forma eletrônica para que o banco faça a liquidação.
Assim, fica muito mais fácil manter a segurança das operações financeiras sem perder a produtividade nem enfrentar dores de cabeça.
Organização da aprovação dos títulos
Algumas construtoras separam a aprovação dos títulos de pagamento por setor. Desta forma, cada supervisor ou diretor de área fica responsável por aprovar os títulos de pagamento do seu departamento.
Assim, a carga burocrática diminui e a empresa ganha agilidade, maior nível de segurança e facilidade na hora de rastrear ou validar quais pagamentos foram feitos.
Adiantamentos de forma vinculada
Por conta do ciclo de pagamentos de uma obra ser muito longo, é preciso atenção para não os misturar e confundir a contabilidade.
Visto que o tempo entre a compra do terreno e a entrega da edificação é longo, uma boa prática é adiantar pagamentos apenas quando estão vinculados a pedidos ou contratos.
Cartão de crédito corporativo
O cartão de crédito corporativo pode ser um ótimo aliado para custos operacionais ou estratégicos durante uma obra. Mas é importante organizar como os responsáveis por fazer pagamentos vão usá-lo.
Uma dica é fechar o ciclo de pagamentos com o cartão corporativo dentro do mesmo mês. Assim você mantém o controle sobre todos os gastos de forma mais organizada e fácil de achar.
Planejamento de despesas
Pode parecer óbvio, mas um bom planejamento financeiro passa de forma direta por um bom plano de despesas. E dentro disso há várias ações que você pode tomar. Entre elas, uma que vale destacar agora é homogeneizar os pagamentos ao longo da obra.
Ou seja: espalhar os pagamentos ao longo do ciclo da obra, em vez de adiantar tantos pagamentos ou sempre adiar ao máximo as despesas. Isso ajuda muito a manter o equilíbrio de caixa durante toda a obra sem que você corra o risco de precisar recorrer a capital externo para arcar com despesas comuns.
Como otimizar a gestão de receita no planejamento financeiro
Um bom trabalho de gestão de receita também pode facilitar bastante a sua vida na hora de planejar as finanças da empresa. Algumas dicas simples são tudo o que você precisa para garantir que o dinheiro que entra na sua empresa todo mês vai ser usado da melhor forma possível.
Veja abaixo algumas boas práticas para otimizar sua gestão de recebíveis e tornar sua rotina financeira mais simples:
Cobrança escritural
Com a cobrança escritural, tudo o que você precisa fazer é encaminhar ao banco as informações dos títulos que tem a receber. Então, a instituição financeira ficará responsável pela cobrança diretamente junto aos seus devedores.
Assim, o processo de recebimento fica mais ágil e fácil para a sua empresa, além de terceirizar parte importante do trabalho ao banco.
E o melhor: depois de realizar as transações, o banco devolve as informações e mostra os status de cada operação. Assim, fica muito mais fácil saber quem está com o pagamento em dia ou não e fazer um controle preciso de inadimplência. Quanto melhor esse trabalho, mais acertos você terá na tomada de decisões financeiras estratégicas.
Estrutura comercial adequada
É normal que a maioria dos empreendimentos de Construção Civil na atualidade recorram a financiamento externo. Mas não podemos nos esquecer da relevância do capital que vem da venda direta de unidades.
A estrutura comercial que você monta e como as vendas de unidades são distribuídas durante o ciclo da obra têm grande relevância no planejamento financeiro de receitas. Por isso a venda por lotes com valores diferentes é tão importante e precisa ser bem planejada.
Controle do fluxo de caixa
Por fim, o controle do fluxo de caixa é a peça final do quebra-cabeça, pois sem isso sua gestão de recebíveis e, por sua vez, seu planejamento financeiro empresarial, não estará completa.
É importante saber ao certo não apenas quanto entra na sua empresa, mas também quando isso entra e quando essa quantia deverá sair. Com isso você consegue fazer uma boa programação de gastos e investimentos, sem comprometer demais as receitas futuras.
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Passo a passo: como criar um planejamento financeiro na Construção Civil
Planejar financeiramente uma obra não precisa ser um bicho de sete cabeças, mas exige método, disciplina e, acima de tudo, visão de longo prazo. A seguir, veja um passo a passo simples para estruturar seu planejamento financeiro na Construção Civil:
1) Comece pelo orçamento da obra
O ponto de partida é definir, com a maior precisão possível, todos os custos envolvidos: materiais, mão de obra, equipamentos, encargos e despesas indiretas. Aqui, vale contar com o apoio de ferramentas como planilhas detalhadas ou sistemas de gestão (ERP), que ajudam a evitar esquecimentos e subestimações.
2) Projete o cronograma físico-financeiro
Organize as etapas da obra em uma linha do tempo e vincule os gastos previstos a cada fase. Isso permite antecipar desembolsos e planejar o caixa de forma realista, evitando surpresas e apertos no meio do caminho.
3) Defina fontes de recursos e fluxo de caixa
Identifique de onde virá o dinheiro: capital próprio, financiamentos, entrada de clientes etc. Em seguida, monte o fluxo de caixa, cruzando receitas e despesas ao longo do tempo. Essa visão é essencial para saber se o negócio vai se sustentar (e quando será necessário reforçar o caixa).
4) Acompanhe os custos em tempo real
Nada de planejar e engavetar. O acompanhamento deve ser constante, comparando o previsto com o realizado. Isso permite corrigir desvios rapidamente, negociar com fornecedores e tomar decisões com base em dados.
5) Revise e ajuste o planejamento financeiro conforme necessário
O mercado muda, os preços oscilam, imprevistos acontecem. Um bom planejamento financeiro empresarial é aquele que está sempre sendo revisado. Criar o hábito de reavaliar periodicamente os números é o que garante que a saúde financeira da obra não saia dos trilhos.
Manter a organização financeira não é só registrar tudo: é entender o que está acontecendo com o dinheiro da sua obra e ter controle sobre cada decisão. Mais do que evitar prejuízos, é isso que permite crescer com segurança e visão de futuro.
Como um sistema de gestão integrada ajuda no planejamento financeiro empresarial
Um dos maiores desafios de quem cuida de uma construtora ou incorporadora é alinhar todos os processos que vimos aqui de forma simples e produtiva. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma plataforma integrada de gestão.
A partir de uma única plataforma você consegue realizar todo o planejamento financeiro em detalhes e realizar todas as atividades que citamos aqui, como:
- pagamento e cobrança escritural;
- controle do fluxo de caixa;
- gestão de pagamentos e despesas;
- organização da estrutura comercial;
- entre outros.
Não dá para negar que com uma plataforma segura e confiável você ganha agilidade, produtividade, transparência e consegue aumentar muito os lucros da empresa. Afinal, você consegue integrar todas as ferramentas que já usa, como CRM, a uma solução completa e especializada no setor de Construção Civil.
Sem dúvida, um bom planejamento financeiro faz toda a diferença entre uma empresa que tem força para passar por momentos difíceis e se consolidar quando o mercado vai bem. Com a solução integrada de gestão Sienge Plataforma você tem todas as ferramentas que precisa para cuidar bem da saúde financeira da sua empresa.


