- O concreto usinado é preparado e misturado em uma usina de concreto e levado pronto para aplicação no canteiro de obras.
- Vantagens do concreto usinado incluem redução do número de trabalhadores, maior agilidade e produtividade, e maior custo-benefício.
- Cuidados ao usar concreto usinado incluem verificar as especificações e comprar apenas de fornecedores certificados.
Você já deve ter ouvido falar muitas vezes em concreto usinado, mas já usou essa mistura em alguma obra? Esse é um daqueles casos de inovação que passa a fazer parte do dia a dia do mercado e, ainda assim, muita gente só ouviu falar.
Se você está nessa situação quando o assunto é concreto usinado, vamos mudar isso agora mesmo. Mas, para isso, você precisa entender primeiro o que faz dessa mistura uma opção viável e desejável para sua próxima obra.
Por isso, neste artigo, vamos mostrar para você o que é o concreto usinado, quais são suas vantagens e diferenças para o concreto virado na obra.
Índice
O que é concreto usinado?
Em primeiro lugar, vale a pena entender que a grande diferença do concreto usinado para os demais é o que se chama de dosagem em central. Ou seja, ele é todo preparado e misturado em uma usina de concreto e levado até o canteiro de obras já pronto para aplicação.
É comum que o concreto usinado seja bombeado com mangueiras direto no local da aplicação, já que ele pode ser formulado com maior trabalhabilidade conforme a necessidade da obra. No entanto, sua fluidez depende da dosagem e dos aditivos utilizados, podendo variar bastante de acordo com o projeto.

E caso você esteja se perguntando: sim, existem vantagens claras do concreto usinado sobre o virado em obra. Aliás, vamos abordar algumas dessas vantagens a partir de agora, bem como os principais cuidados que você precisa ter ao usar a mistura dosada em central.
3 vantagens do concreto usinado para suas obras
No fim das contas, os materiais, equipamentos e técnicas de trabalho usados no canteiro podem ser os mais inovadores, mas só o que importa para decidir entre usá-los ou não é: vale a pena financeiramente?
Mesmo quando o objetivo é ganhar tempo, agilidade ou organização, esses benefícios ainda se traduzem em economia ou ganho de dinheiro. Então, para adiantar, podemos dizer que o concreto usinado ajuda a tornar sua obra mais lucrativa.
E podemos dizer isso por, pelo menos, 3 motivos. Veja agora quais são eles e como o concreto usinado traz esses ganhos para uma obra:
1. Redução do número de trabalhadores na obra
A primeira vantagem clara do concreto usinado é que ele requer menos pessoas no canteiro de obras para trabalhar durante a aplicação. Isso representa um ganho em qualquer cenário.
Afinal, se você trabalha com empreiteiros terceirizados, pode reduzir a contratação. Se tem equipe própria, pode alocar os trabalhadores para outras obras ou outras funções da mesma obra, a fim de ganhar tempo.
De qualquer modo, você garante um aproveitamento melhor do tempo e energia dos profissionais que trabalham no canteiro.
2. Maior agilidade e produtividade no canteiro de obras
Outra vantagem de ter menos pessoas no canteiro é a organização. Quanto menos gente, menos bagunça e maior agilidade a obra ganha.
Em outras palavras: com os trabalhadores sem distrações e uma aplicação fluida do concreto usinado você ganha o benefício com o qual todo gestor sonha: produtividade.
⮕ BAIXE GRÁTIS: Planilha de Produtividade de Obra 2.0
3. Maior custo-benefício
Por fim, o custo-benefício do concreto usinado se prova melhor, pois além de garantir maior produtividade e melhor uso dos recursos, ele tem uma função estrutural mais garantida.

Afinal, o fato de que a mistura é feita em ambiente industrial, com processos calculados e testados, faz muita diferença no nível de garantia sobre a capacidade estrutural adequada.
E significa muito, em especial à medida que o tempo passa, garantir que as estruturas permaneçam sólidas e se mantenham apenas com uma boa manutenção preventiva.
Cuidados ao usar concreto usinado nas suas obras
Apesar de contar com muitas e grandes vantagens, ainda não podemos nos esquecer de que o concreto usinado não foge tanto assim das características que já conhecemos. Isso quer dizer que, assim como em qualquer tipo de elemento numa obra, é necessário ter atenção aos detalhes.
Mesmo um material seguro pode ser desperdiçado e colocar todos em risco caso não seja manuseado e aplicado da forma correta. Pensando nisso, veja dois cuidados básicos, mas muito importantes, que você precisa tomar ao usar o concreto usinado:
1. Confira as especificações antes de fazer a aplicação
Não é porque o concreto usinado é prático e industrial que você pode aplicá-lo de “olhos fechados”. É sempre vital que o responsável pela obra confira se as especificações da mistura estão de acordo com o que foi definido em projeto e contratado.
Ainda que o processo seja cuidadoso, sempre vale ter em mente que erros acontecem. Por isso, sempre confira se o concreto que chegou ao canteiro é o mesmo concreto que deve ser aplicado naquela estrutura.
Leia mais: Como fazer a rastreabilidade do concreto
2. Compre apenas de fornecedores certificados
Outro ponto fundamental ao falarmos sobre uma mistura industrial, que já conta com processos químicos testados e aprovados, é garantir que ela seja confiável.
É fundamental que o concreto usinado seja fornecido por empresas que sigam as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e sejam certificadas por órgãos competentes, como o Inmetro ou entidades acreditadas, garantindo a conformidade do material.
Para isso, existem normas específicas, como:
- NBR 7212 – Execução de concreto dosado em central – procedimento;
- NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto;
- NBR 8953 – Concreto para fins estruturais.
Essas normas contêm todas as especificações necessárias para a mistura. Se quiser evitar problemas, compre apenas fornecedores que as seguem.
3 diferenças do concreto usinado para o concreto virado em obra
Talvez você ainda se pergunte qual é a diferença prática do concreto usinado para aquele virado em obra, com o qual você já está acostumado. Em termos gerais, não há tanta diferença assim, o que é suficiente para você não precisar se preocupar com a adaptação dos profissionais ao novo material.
Apesar disso, as diferenças são grandes o suficiente para justificar a mudança e deixar você tranquilo de que o concreto usinado é a melhor escolha. Veja agora 3 diferenças básicas:
1. Custo da aplicação
Em resumo bem simples e direto, o concreto usinado oferece maior controle de resistência e qualidade, e pode apresentar melhor custo-benefício dependendo das características da obra e da produtividade esperada.
Além de se considerar a mistura em si, também é bom lembrar que o processo de aplicação é mais rápido e organizado. Isso tudo torna o custo da aplicação comparativamente menor em relação ao concreto virado em obra. Afinal, temos menos tempo de aplicação, menos pessoas no canteiro e uma mistura melhor.
2. Homogeneidade da mistura
Por se tratar de uma solução industrial, a homogeneidade é bem maior do que do concreto virado em obra, que se trata de uma composição muito mais artesanal.
Na dosagem feita em central, a mistura apresenta alto grau de homogeneidade e controle de qualidade, com variações mínimas entre um caminhão e outro, dentro dos limites estabelecidos pelas normas técnicas.
3. Precisão da capacidade estrutural
Mais uma vez a composição industrial pesa na balança a favor do concreto usinado. Quando a dosagem é virada em obra, o controle de água não é tão preciso quanto na usina, e isso pode fazer com que a mistura enfraqueça.
Por outro lado, o concreto usinado é feito para garantir que a capacidade estrutural que promete seja mantida sempre. Isso o torna uma escolha mais precisa e segura.

Por fim, o concreto usinado é uma ótima opção para suas próximas obras. Seu custo-benefício é maior, suas propriedades são mais seguras e suas características gerais não fogem do que os trabalhadores já conhecem e estão acostumados. Assim, é uma mudança fácil de fazer e que trará resultados rápidos para seu próximo empreendimento.
Mas como contratar bons fornecedores de concreto usinado e de outros materiais? Conheça 10 dicas para não errar na escolha e garantir uma obra segura e de qualidade!

